Eis que chega um dos dias mais "aterradores" do ano!! E, uma vez que o Cinema no Mundo não poderia deixar de marcar o famoso Dia das Bruxas, iremos aqui propôr algumas películas que podem perfeitamente acompanhar uma ceia horrenda, cheia de monstros e terror!...
Fica, então, uma lista de filmes a não perder, caso seja apreciador do género de terror!!
"The Shinning"
"Halloween"
"Pesadelo em Elm Street"
"Frankenstein" (ou ainda "A noiva de Frankenstein", do mesmo realizador)
"Gritos" (1,2 e 3 - são, provavelmente, os filmes mais vistos neste Dia das Bruxas!
"Drácula"
"Entrevista com o Vampiro"
"Nosferatu"
"King Kong"
Ficam então algumas propostas para uma noite que se quer cheia de sustos, monstros, medo e filmes de terror!
O Cinema no Mundo deseja a todos um excelente Dia das Bruxas!!
Recentemente, vários são os filmes que nos mostram o percurso biográfico de uma personalidade destacada de um dos vários campos da vida pública. Nesta vaga, destaca-se "Walk the line" que, de acordo com uma votação levada a cabo pela Lovefilm, é o filme biográfico favorito do público.
Conforme noticia a BBC, "Walk the line" sobressaiu entre películas como "Ray" (que valeu ao protagonista, Jamie Fox, o Oscar de melhor actor) ou "8 Mile" (a grande estreia do rapper Eminem na Sétima Arte).
"Walk the line" trasporta o espectador numa viagem pelos caminhos da vida do polémico cantor Johnny Cash, tido por muitos como a primeira "estrela da música". Interpretado por Joaquin Phoenix, o filme conta também com a doce Reese Witherspoon no papel de June Carter, a também cantora por quem Cash se apaixona. De referir que ambas as interpretações contribuem grandemente para a qualidade e o realismo do filme, que combina cenas de forte carga emocional com as de música (que os actores interpretaram com as suas próprias vozes).
Deixamos então o trailer deste filme, para recordar!
O filme português"O mistério da estrada de Sintra" foi recentemente seleccionado para participar num festival de cinema, em Toronto.
O referido filme, realizado por Jorge Paixão da Costa, está então entre os participantes do Fantasy Worldwide Film Festival, a decorrer entre 4 e 8 de Dezembro.
Baseado na conhecida obra de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, "O mistério da estrada de Sintra" não é apenas um policial, mas também uma forte crítica aos costumes da sociedade portuguesa da época, uma característica que marca as obras dos referidos autores.
Com um grupo de actores que vale a pena mencionar, o filme reúne nomes como António Pedro Cerdeira, Ivo Canelas, Nicolau Breyner, Rogério Samora e Gisele Itié, entre outros.
Recordemos então o trailer deste filme português, que esteve nos cinemas há alguns meses!
Está prestes a estrear em Portugal um dos filmes mais esperados do ano: "Elizabeth - a Idade de Ouro". Trata-se da continuação do grande filme "Elizabeth", com a actriz Cate Blanchett no papel da grande rainha de Inglaterra na qual se centra a história desta película.
Com o mesmo grupo de actores que participou no filme de 1999, o realizador Shekhar Kapur tem a seu cargo actores como Geoffrey Rush, Clive Owen, Rhys Ifans ou Samantha Morton, que acompanham a já menionada protagonista numa narrativa que avança quinze anos na história deixada pela película anterior.
Classificada como um thriller histórico, "Elizabeth - a idade de ouro" traz-nos um retrato dos finais do século XVI, época em que o fanatismo religioso imperava um pouco por toda a Europa. Vemos também a rainha Elizabeth, que tem nas mãos os destinos de Inglaterra e se vê confrontada com várias e difíceis situações.
Vejamos então o trailer deste filme, que tem estreia marcada para a próxima semana no nosso país!
Com a estreia mundial do trailer do filme "A bússola dourada", eis que chega o primeiro filme da época natalícia!
"A bússola dourada" traz-nos mais uma adaptação de um famoso livro, com o título original "His Dark Materials: The Golden Compass". A referida película conta com realização de Chris Weitz e um fantástico elenco de actores, dos quais se destacam Nicole Kidman, Daniel Craig, Eva Green, Sam Elliott, Ian McKellen (de quem apenas podemos escutar a voz) e ainda a estreante Dakota Blue Richards, no papel central desta história épica.
Mais uma vez, à semelhança do que aconteceu anteriormente com a trilogia fantástica "O Senhor dos Anéis", é a New Line Cinema que nos irá trazer este filme, com estrea marcada para a época de Natal.
Deixamos então o espectatcular trailer de "A bússola dourada"!
Mais uma semana repleta de filmes! De diversos géneros, com diferentes temas, estas foram as preferências dos portugueses no que toca à Sétima Arte. De acordo com a lista disponibilizada pelo ICAM, os filmes mais vistos em Portugal ao longo da semana que decorre entre 11 e 17 de Outubro:
1. Hora de ponta 3
2. O mal casado
3. O reino
4. Ultimato
5. Stardust - o mistério da estrela cadente
6. 1408
7. Invisível
8. Sem reserva
9. Ratatui
10. Fados
De destacar a presença do filme de Carlos Saura, "Fados", na tabela dos filmes mais vistos ao longo da mencionada semana.
Para consultar a lista completa dos filmes mais vistos, veja o seguinte site:
O grande cineasta Ingmar Bergman terá direito a ser homenagiado pela cinemateca portuguesa. Bergman, recentemente facecido, deixou uma vasta e muitíssimo interessante obra, contribuindo para enriquecer de forma indiscutível o cinema europeu.
Será exibida uma selecção de 12 filmes do conhecido realizador sueco, fazendo parte destes títulos como "O sétimo selo", "Da vida das Marionetas","A fonte da virgem", "Em busca da verdade" ou "Sonhos de Mulheres", entre vários outros.
Outros cineastas serão também homenagiados, sendo que tal se inclui nos já habituais ciclos de exibição da cinemateca.
Para conhecer melhor a programação da cinemateca para o mês de Novembro, siga o seguinte link:
Chega-nos esta semana aos cinemas uma belíssima história, centrada nas personagens e nos seus sentimentos enquanto seres humanos.
Com um elenco fantástico e replecto de nomes sobejamente conhecidos do grande público, tais como Glenn Close, Meryl Streep, Natasha Richardson, Hugh Dancy ou Claire Danes, entre vários outros, o filme intitula-se "Ao anoitecer" (numa tradução do original "Evening").
De referir ainda que a história deste filme se baseia no conhecido e muito apreciado romance de Susan Minot, sendo que a autora participou na adaptação do livro para a sua versão cinematográfica.
Dirigido por Lajos Koltai, "Ao anoitecer" entrecruza passado e presente, contando-nos a história da vida de Ann Lord, que, no presente, se encontra acamada e num frágil estado de saúde. É neste momento da sua vida que começa a recordar o passado, redescobrindo o homem que realmente amara...
Vejamos em seguida um breve resumo da história do filme, seguido do seu trailer!
«Submetida ao poder da memória, Ann Lord (Redgrave) revela um segredo há muito escondido às duas inquietas filhas, Constance (Richardson), uma esposa e mãe feliz, e Nina (Toni Collette), uma revoltada mulher solteira. Ambas estão à beira da sua cama quando Ann chama pelo homem que amou mais do que qualquer outro na vida.
Mas quem é este “Harris,” perguntam as suas filhas, e o que é ele para a nossa mãe? Enquanto Constance e Nina tentam lidar com as suas próprias inquietações, a sua mãe é tratada por uma enfermeira (Eileen Atkins) enquanto a sua mente viaja no tempo para um certo Verão, há meio século atrás, quando ela ainda era Ann Grant (Claire Danes)…
…uma jovem que chegara de Nova Iorque para ser dama de honor do casamento de uma amiga da escola, Lila Wittenborn (Ms. Gummer), da alta sociedade de Newport. A noiva está nervosa, e vira-se mais para a sua dama de honor do que para a mãe (Glenn Close), em busca de apoio. Ann fica sempre perto da sua amiga, embora ainda mais perto do irrepreensível irmão desta, Buddy (Hugh Dancy).
Sentimentos inesperados vêm ao de cima, quando Ann conhece um convidado do casamento, Harris Arden (Patrick Wilson), um amigo íntimo de longa data da família Wittenborn. O amor de Ann por Harris irá mudar para sempre a sua vida e a das suas filhas...»
São vários os filmes que estreiam, esta semana, em cartaz. Alguns não trazem grande novidade, outros resultam da adaptação do imaginário infantil ao cinema, outros ainda mais não fazem que repetir um modelo que, anteriormente, teve sucesso. Mas há ainda o cinema que vale a pena. Todos os gostos se encontram satisfeitos, esta semana!
São, de facto, vários os filmes em estreia! Iremos explorar alguns deles em posts seguintes, aqui, no Cinema no Mundo! Clique sobre cada um dos títulos para descobrir mais informações sobre o mesmo!
São uma das duplas mais conhecidas e bem sucedidas de Hollywood. Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese anunciaram recentemente a sua próxima parceira.
Trata-se de uma adaptação da obra Shutter Island, de Dennis Lehance. A hostória circula em volta do misterioso desaparecimento de uma criminosa, que escapa dum hospital psiquiátrico onde se encontrava encerrada. Crê-se que esteja escondida em Shutter Island, sendo que as buscas ficam a cargo do polícia Teddy Daniels, interpretado por Leonardo DiCaprio. Temporalmente, o filme remonta ao ano de 1954.
Após a parceria em filmes como "Gangs de Nova Iorque", "O Aviador" e "The Departed", Scorsese e DiCaprio continuam empenhados em colaborar um com o outro. As filmagens deste novo projecto deverão começar já no início do próximo ano.
O ano de 2007 tem sido pontalmente marcado por grandes êxitos de bilheteira que chegam ao grande écrã. Os filmes que, até ao mês de Outubro, mais foram vistos nas salas de cinema são um bom reflexo disso: desde sequelas a filmes de animação, grandes personagems de ficção ou de comédia, os sucessos de bilheteira mostram bem quais as preferências dos portugueses no que toca às escolhas de cinema.
Vejamos agora quais os 10 filmes mais vistos, de Janeiro a Setembro, nas salas de cinema portuguesas!
1. Shrek, o terceiro
2. Ratatui
3. Piratas das Caraíbas: nos Confins do Mundo
4. Mr. Bean em férias
5. Harry Potter e a Ordem da Fénix
6. Homem-aranha 3
7. Diamante de Sangue
8. Simpsons: o filme
9. Ocean's 13
10. Transformers
De facto, são os chamados "blockbusters" que dominam o top ten disponibilizado pelo ICAM. Podemos ainda destacar a presença de vários filmes infantis nesta lista, como é o caso de "Shrek", "Ratatui" ou "Simpsons". De facto, os géneros tornam-se cada vez mais híbridos, sendo que os tradicionais filmes para crianças atraem, de facto, todo o tipo de públicos.
Para ver a lista completa dos filmes mais vistos deste ano, visite o seguinte link:
Guillermo Arriaga, o argumentista de filmes como "21 Gramas" e "Babel", irá agora experimentar a cadeira de realizador, sendo que dirigirá a película "The Burning Plain".
O filme, com ainda poucos pormenores disponíveis, visto que se encontra em fase de pré-produção, irá contar com a presença de duas actrizes de renome. Charlize Theron, vencedora de um Oscar para melhor actriz pela sua interpretação em "Monster", será Sylvia, cuja mãe, Gina, será representada pela actriz Kim Basinger.
Mais uma vez, poderemos contar com uma narrativa que se desenvolve através do entrecruzar de histórias, muito ao género do argumentista e realizador mexicano.
A data prevista para o lançamento deste filme é apenas no ano de 2009, sendo que as filmagens começam já no início do próximo mês, nos Estados Unidos.
De acordo com o blog de cinema da MTV, o conhecido actor Anthony Hopkins, vencedor de um Oscar da Academia, irá ser o actor escolhido para interpretar o papel de Alfred Hitchcock.
Embora não haja ainda nenhuma certeza acerca da escolha definitiva, Anthony Hopkins declarou já que gostaria muito de aceitar o papel do "Mestre do suspense".
Deixamos agora uma breve entrevista com o conceituado actor, em que este fala um pouco do filme - e na qual deixa antever a sua vontade de nele participar.
Muitas são as celebirdades que, ultimamente, têm usado o seu estatuto na sociedade por forma a contribuir em diversas áreas. Leonardo DiCaprio é uma delas, dando voz às questões ambientais.
Tal como noticiámos anteriormente, o actor escreveu o argumento do filme, tendo ainda assumido o papel de produtor e participado em várias das entrevistas que vão surgindo. Leonardo DiCaprio é conhecido como uma das figuras de Hollywood com maior consciência ambiental do momento.
"The 11th hour", filme/documentário de que temos falado, será exibido em Portugal, durante o festival CineEco, em Seia. É já amanhã que este filme, da realizadora Nadia Conners, terá a sua ante-estreia no nosso país. Chamando a atenção para temas ambientais, "The 11th hour" refere o vínculo que existe entre todos nós, seres humanos habitantes do mesmo planeta. Chama-se também a atenção para a urgência em alterar comportamentos e mentalidades no sentido de conseguir melhorar o nosso planeta.
Temos então mais um dos papéis do cinema -desta feita, o de ajudar a criar e desenvolver uma consciência colectiva, de forma a conseguir um mundo melhor.
Para saber mais pormenores acerca deste filme bem como vivionar o seu trailer, veja o post que já colocámos aqui no Cinema no Mundo, dia 23 de Setembro, no seguinte link:
Foi com o mais recente filme do aclamado realizador Alain Corneau, "Le Deuxième Souffle" (protagonizado por Monica Bellucci) que abriu na passada quinta feira o Festival de Cinema de Roma.
Nesta segunda edição, a capital italiana exibirá catrorze filmes, sendo que estes se encontram em competição para receber o prémio Marco Aurélio. Tratam-se de filmes sobretudo europeus, originários de países como Espanha, França ou Itália.
Destaca-se ainda a exibição do filme "Youth without Youth", de Francis Ford Coppola, que marca o regresso deste conhecido realizador.
Outros dos filmes que irão estrear neste festival são «Into the Wild», de Sean Penn, «Lions for Lambs», de Robert Redford com Tom Cruise, e «Elisabeth: the Golden Age», de Shekhar Kapur com Cate Blanchett.
O festival da capital italiana irá durar dez dias, sendo que termina no dia 28 de Outubro.
Chega-nos hoje a notícia de que foi lançada a primeira série que estará apenas disponível online. Trata-se de uma série intitulada "Roomates" e está a ser promovida e lançada pelo site MySpace (um famoso site de socialização semelhante ao Hi5).
O fenómeno da transposição para o digital de formatos que tradicionalmente pertencem à televisão e ao cinema leva-nos a pensar acerca do futuro e das suas possibilidades. Com sites como o conhecido YouTube a permitir a publicação e partilha de trabalhos na área do audiovisual, não é estranho que comece, cada vez mais, a apostar-se neste meio para descobrir novos talentos e dar a conhecer o próprio trabalho, que seja de autor conhecido ou anónimo.
O audiovisual depara, agora, com infinitas possibilidades, sendo que os desafios do futuro se prendem com a capacidade de lidar com a crescente concorrência da internet, que se vem tornando um dos meios favoritos de partilha e disponibilização dos mais variados conteúdos, desde séries a filmes.
Para conhecer melhor alguns pormenores acerca da série mencionada no início deste post, visite o seguinte site:
Depois da discreta passagem do filme "Last Days" nas salas de cinema portuguesas, eis que chega a notícia de uma nova película acerca do célebre vocalista dos míticos Nirvana.
Aquando do décimo aniversário da morte de Kurt Cobain, foi publicada a biografia "Heavier than Heaven" (em português, "Mais pesado que o céu"). Tal biografia é agora adaptada para a Sétima Arte, numa transposição que será supervisionada pela viúva do cantor, Courtney Love. Esta irá então ser produtora do mencionado filme, sendo que Courtney declarou já que o actor perfeito para o papel de Kurt Cobain seria Ewan McGregor.
Ainda em fase de pré-produção, o filme não tem ainda quaisquer datas de filmagens ou de lançamento já definidas.
Dexamos agora o trailer do filme "Last Days", o último que teve como base a vida do malogrado cantor que marcou mais do que uma geração.
O mais recente filme do realizador Joe Wright, "Atonement", tem estado a estrear um pouco por todo o mundo. Ainda sem data de estreia para Portugal, o filme tem ainda recebido críticas muito positivas nos festivais de cinema em que é exibido.
O Cinema no Mundo disponibiliza agora algumas imagens deste filme, cujos actores principais são James McAvoy e Keira Knightley, numa história de amor e de mentiras baseada no romance de Christopher Hampton.
"Joined by love. Separated by fear. Redeemed by hope"
Temos um novo filme no topo da tabela dos filmes mais vistos em Portugal! Duarnte a semana que decorreu entre 4 a 10 de Outubro, as aventuras de Jason Bourne foram superadas pelo regresso do cómico Ben Stiller ao grande écrã, com o filme "O mal casado".
Vejamos agora quais os dez filmes mais vistos pelos portugueses na referida semana, de acordo com o site do ICAM!
1. O mal casado
2. Ultimato
3. Stardust - o mistério da estrela cadente
4. 1408
5. Sem reserva
6. Ratatui
7. Estás cada vez mais frito, meu!
8. Fados
9. Planeta terror
10. O gang do Pi
Para consultar a lista completa dos filmes mais vistos ao longo da referida semana, visite a seguinte página, disponibilizado pelo ICAM:
O cinema europeu está a crescer. Para orgulho de todos nós, e em especial dos portugueses, o primeiroEuropean Film Festival terá lugar no Estoril e em Cascais.
Entre os dias 8 e 17 de Novembro, será possível visionar vários filmes, sendo que 14 dos quais se integram em competição. De referir ainda que dois dos 14 filmes serão exibidos em ante-estreia mundial.
O festival incluirá filmes de vários países europeus, entre eles, por exemplo, França, Alemanha, República Checa ou Estónia. Os filmes portugueses estão afastados da competição.
Vejamos agora, precisamente, quais os catorze filmes em competição, bem como o seu país de origem!
A Bude Hur, de Petr Nikolaev (República Checa, 2007)
Actrices, de Valeria Bruni-Tedeschi (França, 2007)
Gegenüber, de Jan Bonny (Alemanha, 2007)
Gruz 200, de Aleksei Balabanov (Rússia, 2007)
La Linea Recta, de José María de Orbe (Espanha, 2006)
Madonnen, de Maria Speth (Alemanha, Suíça, Bélgica, 2007)
Nu Te Supara, Dar, de Adina-Elena Pintilie (Roménia, 2007)
Miehen Työ, de Aleksi Salmenperä (Finlândia, 2007)
Sügisball, de Veiko Õunpuu (Estónia, 2007)
Le Tueur, de Cédric Anger (França, 2007) - Antestreia Mundial
Yumurta, de Semih Kaplanoglu (Turquia, Grécia, 2007)
L'Été Indien, de Alain Raoust (França, 2007) - Antestreia Mundial
Outra das estreias fortes desta semana é o filme que marca o regresso de uma das melhores actrizes da sua geração: Jodie Foster. O filme em questão intitula-se "A estranha em mim", uma tradução particularmente inspirada do original inglês "The brave one".
O filme tem como assunto a perda abrupta de alguém e da forma como se lida com tal situação. Jodie Foster partilha o grande écrã com algumas caras também conhecidas do público português, como é o caso de Naveen Andrews, um dos actores da série "Perdidos".
Classificado como um filme de acção/drama, "A estranha em mim" propõe uma viagem ao que chegamos a fazer para sobreviver - ou seja, um dos nossos institntos primários. Chega, portanto, às salas de cinema mais um filme algo invulgar na sua premissa básica, sendo que podemos, decerto, contar com mais um belo desempenho da actriz Jodie Foster.
Deixamos um resumo desta película, seguido do seu trailer!
Depois de ser conhecido como produtor e realizador da comédia de 2005, "Virgem aos 40 anos", eis que Judd Apatow nos traz "Um azar do caraças" (no original, "Knocked up").
Comédia romântica, este filme explora a forma como dois adultos extremamente diferentes lidam com uma situação deveras complicada: uma gravidez. Sendo os actores principaisKatherine Heigl, que conhecemos da sua participação em "Anatomia de Grey", e Seth Rogen, "Um azar do caraças" possui os elementos necessários para se tornar um dos filmes preferidos dos expectadores portugueses nesta semana de estreia.
Vejamos agora um breve resumo do filme, seguido do seu trailer!
«Numa noite com alguns copos a mais e muita, muita loucura, Allison Scott (Heigl), num acto de pura irreflexão, envolve-se com o desleixado Ben Stone (Rogen) resultando dessa relação, uma gravidez indesejada. Entre a perspectiva de criar o filho sozinha e conhecer um pouco melhor o pai do seu filho, Allison decide dar uma oportunidade a Ben.
Um miúdo em ponto grande e sem perspectiva de vida, Ben apercebe-se que terá de assumir o compromisso. Porém torna-se dolorosamente óbvio para ambos que não são de facto almas gémeas.
As eternas questões pairam no ar: Deverão criar o bebé juntos? Afinal de contas, o que torna uma relação feliz para sempre?»
Esta semana, chega finalmente ao cinema um dos filmes que mais têm sido anunciados nas últimas semanas. "Um azar do caraças" é mais uma comédia romântica muito ao estilo americano, que vai decerto atrair muita gente ao grande écrã. Por outro lado, há ainda que destacar o regresso da actrizJodie Foster, com o filme "A estranha em mim".
Vejamos então quais os filmes que estreiam esta semana em cartaz!
Iremos, como de costume, explorar alguns destes filmes posteriormente! Clicando em cima dos títulos das películas em estreia, poderá saber um pouco mais sobre eles.
O conhecido grupo "Blondie", que conseguiu conquistar públicos um pouco por todo o mundo, terá agora direito a uma versão cinematográfica da sua carreira.
Os "Blondie" eram, originalmente, compostos por seis membros, sendo que é a vocalista Deborah Harry que se destaca. Assim sendo, para o filme acerca do grupo foi necessário algum tempo de pesquisa no que toca à actriz que iria interpretar a mencionada vocalista.
Foi recentemente anunciada a escolha para o papel, sendo que será Kirstin Dunst a actriz escolhida. Deborah Harry disse já concordar com a decisão, sendo que considera que ela «é capaz de fazer muitas coisas que ainda não lhe foram pedidas».
Kirstin será então dirigida por Michel Gondry, com quem já trabalhou anteriormente em "O despertar da mente".
Muita polémica tem rodeado a estreia do filme "Gone Baby Gone". Dirigido pelo actor e realizadorBen Affleck, a película retrata uma história fictícia que, em determinados pontos, é extremamente semelhante à de Madeleine McCann, a criança raptada em Maio da Praia da Luz.
Com data de estreia marcada para a próxima sexta-feira, nos Estados Unidos, "Gone Baby Gone" conta a história de Amanda, uma menina de 4 anos que é raptada do seu apartamento enquanto dorme. Tendo como cenário um dos bairros mais complicados de Boston, o filme capta os momentos difíceis que vivem os pais da criança, bem como os esforços da polícia no sentido de a encontrar.
Quanto aos actores que participam em "Gone Baby Gone", temos nomes de peso: Casey Affleck, Michelle Monaghan, Morgan Freeman e Ed Harris, entre outros.
Deixamos agora o trailer do filme, que ainda não tem data de estreia para Portugal.
Depois de um ano fantástico, a actriz britânica Helen Mirren anunciou recentemente o seu próximoprojecto. Trata-se de um filme ainda sem título, que irá ser dirigido pelo marido da actriz em questão, Taylor Hackford.
Depois da sua intensa interpretação de Isabel II, a rainha de Inglaterra, Helen Mirren arrecadou diversos prémios, sendo alguns deles o Globo do Ouro e o Oscar para melhor actriz principal. Desde então, as ofertas de papéis são imensas, sendo que Helen já completou o filme "National Treasure: Book of Secrets" (a sequela do filme "National Treasure", com Nicholas Cage) e ainda "Inkheart" (que se encontra já em fase de pós-produção).
Não é, contudo, a primeira vez que Helen trabalha sob a direcção do marido, sendo que participou no filme "White Nights", realizado por Taylor Hackford (em 1985).
Deixamos agora algumas imagens do filme que valeu a Helen Mirren um dos prémios mais importantes da indústria do cinema: o Oscar de melhor actriz, pelo seu desempenho em "A Rainha".
Foi o papel de Aragorn, na trilogia épica "O Senhor dos Anéis", que lhe trouxe o reconhecimento e o respeito globais. No entanto, Viggo Mortensen possuia já uma carreira diversificada e distinta.
Desde o sucesso da sua participação na obra de Peter Jackson, papéis com maior destaque são aqueles que tem desempenhado, tanto em filmes mais comerciais como em projectos menos conhecidos, mas com igual ou superior qualidade.
Após a sua participação na adaptação cinematográfica das aventuras de Alatriste, vamos vê-lo no filme de David Cronenberg, "Eastern Promises". Tendo já estreado em vários festivais de cinema um pouco por todo o mundo, este é considerado um excelente filme.
Contudo, veremos mais dois filmes com este actor já em 2008. O primeiro a estrear intitula-se "Good", uma vez que já se encontra em fase de pós-produção. O segundo projecto, que está ainda a ser filmado, chama-se "Appaloosa", sendo que ainda não há muita informação disponível sobre o mesmo.
Descrito pelos companheiros de filmagens como um homem profundo e perfeccionista, Viggo continua a deslumbrar os fãs com filmes provocadores, intensos e papéis que trazem sempre algo de novo a uma carreira diversificada e de sucesso.
Deixamos um excerto particularmente perfeito, em que Viggo interpreta Aragorn em "O Senhor dos Anéis: o Regresso do Rei"!
A cidade de Beja recebe o quarto Festival de Cinema de Animação Digital, também conhecido por Animatu. Neste festival, participam as mais variadas animações, sendo que o recurso a novas tecnologias terá destaque.
Filmes feitos para o telemóvel, animações com recurso a jogos electrónicos, tudo terá o seu lugar no Animatu, em que participam 74 filmes cujos autores dão das mais variadas nacionalidades.
Beja dividirá o festival em quatro localizações específicas, de modo a divertir e satisfazer os mais variados gostos. Até domingo, pode contar-se com actividades como oficinas de formação, conversas e exposições, sessões competitivas ou mesmo projecções de filmes para escolas.
O Animatu pretende afirmar-se como alternativa aos vários festivais que já se realizam em Portugal. Nas palavras do director do festival, Marco Taylor, "Pretendemos mostrar, premiar e estimular a produção de cinema de animação digital e atrair novos públicos para este género, combatendo a ideia de que é só para crianças".
Para saber mais sobre o Animatu, visite o seguinte site:
A actriz Julia Roberts, conhecida pela sua diversa e galardoada carreira, recebeu recentemente mais um prémio.
A Cinemateca Americana decidiu homenagar Julia Roberts com um prémio que simboliza uma homenagem pela sua contribuição ao mundo da Sétima Arte.
Julia recebeu já um Oscar pela sua interpetação de Erin Brockovich, no filme com o mesmo nome, bem como vários outros prémios. Na sua carreira, incluem-se êxitos como "Pretty Woman", "Notting Hill", "Noiva em Fuga", "Closer" ou "Mona Lisa smile", entre muitos outros.
Deixamos um breve excerto do filme "Notting Hill", em que Julia interpretou uma estrela de cinema!
Mais uma vez, as aventuras de Jason Bourne, o agente amnésico interpretado por Matt Damon, conseguem conquistar o público nacional, sendo que é o filme mais visto na semana que decorre entre 27 de Setembro e 3 de Outubro.
Para além deste filme, temos ainda vários outros, de diversos géneros e para diferentes públicos, que constituem o top ten dos filmes mais vistos na referida semana, de acordo com os dados do ICAM.
Vejamos então quais os dez filmes mais vistos!
1. Ultimato
2. Stardust - o mistério da estrela cadente
3. 4018
4. Sem Reserva
5. Ratatui
6. Declaro-vos marido... e marido
7. Super baldas
8. Next - sem alternativa
9. O gang do Pi
10. Um coração poderoso
Mais uma semana cheia de variedade e bons filmes! Para consultar a lista completa, veja o seguinte site:
Recentemente, o realizador galês Peter Greenaway deu início a um aceso debate acerca do futuro do cinema. Tudo começou no festival internacional de cinema de Pusan, na Coreia, em que o referido realizador declarou que o cinema está "morto".
Entre as polémicas e provocantes afirmações de Peter Greenaway, destaca-se a importância que vêm assumindo os novos media, bem como as novas tecnologias. A sua influência na Sétima Arte é ainda incerta e imprevisível.
Como todos os meios de comunicação, também o cinema se encontra em permanente evolução. Novas técnicas e novas ideias surgem constantemente. Peter Greenaway afirma que filmes como "Harry Potter" ou "O Senhor dos Anéis" não vão para além de versões ilustradas dos livros nos quais se inspiram. Contudo, o cinema soube sempre ir para além dos livros, mostrando (no caso dos dois exemplos dados) mundos mágicos e distintos, levando-nos a lugares que estão para além dos nossos sonhos. É essa a sua magia, é isso que continua a levar multidões a assistir aos filmes que, todas as semanas, vão estreando.
Desde os seus primórdios, o cinema conseguiu conquistar o homem e ser, simultaneamente, a sua conquista. A pouco e pouco, foi evoluindo, sendo que dos filmes mudos e a preto e branco passámos a ter milhões de possibilidades. Foi essa mesma evolução que permitiu a realização da obra prima que é a visão de Peter Jackson relativamente à Terra Média; "O Senhor dos Anéis" é uma magistral forma de celebrar os novos tempos e as novas possibilidades que foram sendo trazidas pela tecnologia - e este é apenas um exemplo dos filmes que dela benificiaram.
Ao crescer, mudamos. Ao crscer, adaptamo-nos. É isto a evolução. É isto a vida. Quem sabe, Peter Greenaway não tenha querido dizer exactamente isso.
Para consultar o artigo do qual foi retirada a informação relativa às afirmações de Peter Greenaway, veja o seguinte link:
O mais recente filme de João Botelho aumenta a polémica em torno de um dos casos mais mediáticos da actualidade portuguesa. «Corrupção» é um filme baseado na obra de Carolina Salgado, na qual esta denuncia determinados actos mais polémicos de Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto.
Deste modo, é com grande expectativa que aguardamos a estreia do referido filme, que chega às salas de cinema portuguesas dia 5 de Novembro. A menos de um mês da estreia, já se sabe que «Corrupção» será exibido em 55 salas por todo o país - um número que equivale ao de filmes como "O Código Da Vinci".
Vejamos se este se tornará mais um dos filmes portugueses que atraem multidões. Mais uma vez, é de destacar que a produção nacional deve ser louvada, já que são tao poucos os filmes produzidos em Portugal que são devidamente apreciados pelo público em geral. Deixamos então o primeiro trailer deste filme, enquanto este não chega às salas de cinema!
Há muito anunciado, eis que chega hoje às salas de cinema o mais recente filme do realizador Peter Berg, "O Reino" (do original em inglês, "The Kingdom").
Com um elenco encabeçado pelo bem conhecido Jamie Fox, o filme conta ainda com a actriz Jennifer Garner, que já está bem habituada a papéis fisicamente exigentes (tendo interpretado a personagem de Sydney Bristow, uma agente da CIA na série "A Vingadora"). Jeremy Piven, Jason Bateman, Ali Suliman e Ashraf Barhoum completam o grupo de actores que desempenham os principais papéis neste filme, que volta a trazer assuntos delicados de política internacional para discussão.
Em seguida, deixamos um breve resumo do filme, seguido do seu trailer!
«Quando um terrorista detona uma bomba no interior de uma zona residencial americana em Riad, na Arábia Saudita, um incidente internacional é espoletado.
Enquanto os diplomatas debatem demoradamente potenciais respostas aos actos terroristas, o agente especial do FBI Ronald Fleury (Jamie Foxx) rapidamente reúne uma equipa de elite (Chris Cooper, Jennifer Garner e Jason Bateman), negociando secretamente uma viagem à Arábia Saudita com o intuito de localizar o responsável por trás dos atentados.
Ao aterrarem na Arábia Saudita, Fleury e a sua equipa apercebem-se das desconfianças das autoridades locais e das dificuldades constantemente impostas. A equipa vê no Capitão da polícia saudita, Al-Ghazi, um precioso aliado que os ajuda a contornar as burocracias e a desvendar os mistérios da cena do crime, bem como o “modus operandi” de uma célula extremista.
Com esta aliança improvável, mas com dedicação e objectivos semelhantes, aproximam-se gradualmente da verdade, e numa luta envolvendo as suas próprias vidas, estranhos, unidos por uma mesma missão, não desistirão até que se faça justiça no Reino.»
«Como deter um inimigo que não tem medo de morrer?»
Esta semana, estreia mais uma sequela - desta vez, da famosa saga "Hora de Ponta". Contudo, não é apenas a comédia que volta ao grande écrã: entre filmes de acção e ainda a mais recente visão acerca da vida da famosa escritora inglesa Jane Austen, há muito por onde escolher no que toca à Sétima Arte!
Vejamos então quais os filmes em estreia nesta semana!
Clique em cada um dos títulos para descobrir mais sobre o filme em questão! Aqui no Cinema no Mundo iremos explorar algumas das películas em estreia em posts seguintes!
É hoje avançada a notícia de que se prevê para 2009 o lançamento de um novo filme do famoso "Exterminador Implacável".
Com o título provisório «Terminator Salvation: The Future Begins», este será o primeiro capítulo de uma nova trilogia, situada temporalmente no futuro. Quanto ao protagonista, a dúvida mantém-se: será que Arnold Schwarzenegger, o actor que deu notoriedade ao papel, irá voltar a interpretar o cyborg?
Agora Governador do estado da Califórnia, Arnold Schwarzenegger poderá rejeitar a participação em tal filme, uma vez que os seus deveres como político colidem com a sua faceta de artista. Contudo, não há ainda a certeza de que Schwarzenegger protagonize o referido filme. Em Hollywood, tudo pode acontecer!...
A Segunda GuerraMundial continua a servir de inspiração para os mais variados filmes. Neste aspecto, o cinema assume um importante papel: o de reavivar a memória dos indivíduos acerca daquele que foi um dos eventos mais mortíferos e desumanos da História.
No seu mais recente projecto, "Valkyrie", Tom Cruise recua no tempo e interpreta o papel do oficial alemão Claus von Stauffenberg, um dos conspiradores que planeiam o assassinato de Adolf Hitler. Tal operação, sob o nome de código "Valkyrie", será frustrada.
As filmagens na Alemanha decorreram algo acidentadas, uma vez que não foi permitido filmar certas cenas em locais históricos. Por outro lado, outras cenas terão de ser refilmadas, já que a película se extraviou aquando da fase de revelação.
"Valkyrie" tem lançamento previsto para Junho de 2008, sendo que se encontra, de momento, em fase de filmagens. Deixamos então uma das fotos oficiais do filme, na qual Tom Cruise surge caracterizado e no papel de Claus von Stauffenberg.
Chegam notícias para os fãs de Jack Sparrow! Depois do enorme sucesso que foi "Piratas das Caraíbas - nos Confins do Mundo", eis que chega a notícia do seu lançamento em dvd!
A terceira parte da saga que começou em 2003 (com "A maldição do Pérola Negra") chega aos clubes de vídeo e às lojas dia 27 de Novembro, a altura ideal para se tornar no presente de Natal e fazer as delícias daqueles que muito esperaram para ver a famosa última sequência do filme - aquela que surge apenas no final dos créditos do filme!
"Piratas das Caraíbas: nos Confins do Mundo" trará por certo muitas surpresas, cenas dos bastidores e making-of, onde poderemos acompanhar como foi conceber e filmar esta fabulosa aventura.
Johnny Depp continua brilhante na sua interpretação de Jack Sparrow, um pirata único e singular, cujas aventuras arrastam Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley). A não perder o desfecho da história destas duas personagens, na já mencionada cena final.
Enquanto aguardamos ainda a confirmação de que haverá mais filmes desta saga, aqui ficam mais algumas imagens de "Piratas das Caraíbas", com a participação especial de Keith Richards no papel de pai de Jack Sparrow!
Quantas vezes não sentimos que determinado filme nos deixa incrivelmente preenchidos? Quantas vezes não saimos do cinema com vontade de voltar, de ver novamente aquela película que nos deixou tão bem-dispostos, que tinha tudo a ver connosco?
Pedro Marta Santos diz-nos que os filmes podem também ser encarados como um "medicamento", uma forma de terapêutica. É este o mote para a sua obra, "Guia Terapêutico de Cinema - Como curar insónias, fobias, depressões e desastres amorosos". Escrito de forma descontraída e encarando sempre a Sétima Arte como forma de curar " noites em branco, males do coração, dores de espírito, ataques de preguiça e crises moderadas de parvoíce ", Pedro Marta Santos faz uma listagem de filmes e séries, dividida por capítulos e parologias. O tratamento inclui filmes "prioritários" e "genéricos", sendo que são ainda indicados "outros medicamentos" - ou seja, mais filmes que possam ajudar o "paciente" em questão a melhorar.
Deixamos então algumas frases que se encontram na contracapa deste livro muito original, cuja ideia pode, sem dúvida, ser aproveitada por muita gente!
«Há filmes maus e bons, sombrios e brilhantes, enfadonhos e enternecedores.E há filmes que ajudam a salvar vidas.Esperamos que este livro, modestamente, ajude a tornar a sua um bocadinho melhor.Só mesmo um bocadito.Coisa mínima.Um ou dois gramas»
"Ligações ilegais" é um exemplo daqueles filmes que não chegam a estrear no cinema, indo directamente para as prateleiras dos clubes de vídeo. É ainda a excepção na espantosa carreira do actor inglês Orlando Bloom, já que todos os filmes em que participou foram enormes êxitos de bilheteira.
No entanto, não poderíamos deixar de destacar este filme. "Ligações ilegais"(cujo título original é "Haven") é um filme 2004, cuja história é contada numa narrativa entrecortada. São perfeitamente encaixadas três perspectivas, numa sucessão de acontecimentos que leva a um trágico desfecho, tendo como cenário as paradisíacas ilhas Caimão. Um pouco ao estilo de "Romeu e Julieta", as personagens que mais destaque merecem são as de Shy (Orlando Bloom) e Andrea (Zoe Saldana). Jovens apaixonados, vivem um amor condenado a não acontecer, já que os pais de Andrea são ricos e Shy é apenas um pescador. No entanto, todas as outras histórias são importantes para o desenrolar da narrativa, transmitindo a ideia de que todas as nossas acções terão peso não apenas nas nossas vidas.
Orlando Bloom interpreta um dos melhores papéis da sua carreira, já que grande parte da carga dramática do filme recai sobre a sua personagem. Co-produtor do filme, Orlando mostra mais maturidade na sua interpretação. Também os outros membros deste grande grupo de actores (entre eles Agnes Bruckner, Anthony Mackie, Bill Paxton, Victor Rasuk e Caroline Goodall) motram interpretações competentes, mostrando que há produções de qualidade mesmo com um baixo orçamento.
"Ligações ilegais" é um óptimo filme para aqueles que apreciam histórias de crime. Bem equilibrada e bem contada, a película é escrita e dirigida por Frank E. Flowers.
Apesar de possuir um breve percurso prévio, foi apenas com a saga de Harry Potter que Daniel Radcliffe se tornou um dos actors mais conhecidos e mais bem cotados da actualidade.
Contudo, Daniel afirmou já publicamente que não pretende ficar para sempre colado ao mesmo personagem. Deste modo, pudémos já vê-lo no filme "December Boys" e "My boy Jack" (sendo que este último se encontra em fase de pós-produção). Fora do cinema, o jovem actor de 18 anos pisou já os palcos londrinos na peça "Equos" (que causou bastante controvérsia na altura).
Sendo que o sexto dos sete livros que J.K. Rowling escreveu se encontra já em filmagens, muita é a expeculação acerca do próximo passo na carreira do jovem actor. Acerca deste assunto, um dos rumores que mais circulam é o que que Daniel se encontra a ponderar a possibilidade de interpretar James Bond na sua juventude, com base nos livros da série "Young Bond", escritos por Charlie Higson.
Embora alguns sites dêem a notícia como confirmada, não é ainda oficial que Daniel participe em "Yound Bond".