quinta-feira, dezembro 14, 2006

"Piercing a Ciberkilt: Media fans in an electronic community", S. Elizabeth Bird (texto 14 da sebenta)

  • Ao usarmos os media, fazemos selecções. Frequentemente, tornamo-nos fãs de algo (uma série, uma banda, entre outros). Assim, é necessário procurar entender o que é ser-se fã.
  • Frequentemente, fãs são entendidos como obcecados por algo, excessivos. Surge, também, uma nova “forma de ser-se fã”: o meio virtual e todas as suas potencialidades.
  • Para estudar este fenómeno dos fãs (fandom), o autor reflecte sobre uma comunidade virtual (a “DQMW-L”) tirando posteriormente as suas conclusões.
  • A experiência de ser-se fã é diferente através da Internet, uma vez que se torna mais individualizada. Surgem, também, novas actividades online, potenciadas por uma maior rapidez na comunicação. Há, portanto, que conhecer as potencialidades e os limites das comunidades online.

A comunidade virtual

Muitos afirmam que a Internet destrói as necessidades de espaço e tempo numa comunidade. A participação é fragmentada e isolada. Contudo, há que ver que esta nova ferramenta de comunicação tem muitas potencialidades. As comunidades virtuais não são simples chats, indo muito para além disso. Manter uma comunidade exige trabalho: não se limita à ligação virtual. Estas novas comunidades fornecem um sentimento de pertença, respondendo a algumas das necessidades dos indivíduos.
No seio destas comunidades, existem também regras (códigos de conduta, regras de civilidade, proibições), de forma a criar-se uma sensação de estrutura e continuidade.
A palavra escrita é a única forma de comunicação, pelo que deve ser usada adequadamente.
O autor verifica, também, que a forma de discutir ideias difere conforme o sexo do utilizador, sendo os homens tendencialmente mais acertivos.
A Internet potencia, ainda, a exploração de mundos imaginários, sem, no entanto, “desligar” os utilizadores da realidade: criam-se universos paralelos, de escape.

Principais conclusões

As comunidades virtuais potenciam novos tipos de comunicação interpessoal, ligando uma grande diversidade de pessoas, com uma característica comum: serem fãs de algo. Assim, a Internet é uma forma de enriquecimento das vidas dos indivíduos, quando usada apropriadamente. As comunidades virtuais são uma nova forma de ser-se fã e partilhá-lo com outrem.

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