sábado, novembro 18, 2006

"The McDonaldization of society", George Ritzer (texto 10 da sebenta)

Os restaurantes McDonald’s, criados por Ray Kroc, tornaram-se um enorme sucesso, capaz de alterar o modo de vida de grande parte do mundo. No entanto, este texto não pretende explicar a fórmula do sucesso da cadeia, mas sim analisar aquilo a que o autor chama de “McDonaldization”/Macdonaldização. Este termo traduz todo um desenvolvimento social que tem ocorrido à nossa volta e que, apesar de muito atractivo, apresenta alguns perigos.

A “McDonaldização” afecta não só a área da restauração, mas também, a educação, o trabalho, o sistema de justiça criminal, a saúde, o lazer, as viagens, as dietas, a politica, a família, as religiões, entre muitos outros aspectos sociais.
Expandiu-se de tal forma, que é quase impossível ir a um local e não haver um perto. Isto teve não só uma grande influência a nível da indústria da restauração, mas também nos franchises:
  • os franchises estão a crescer rapidamente: mais de 57% dos restaurantes McDonald’s são franchises;
  • o modelo da McDonald’s foi adoptado, na indústria da restauração, em vários restaurantes de fast-food, tal como o Burger King ou a Pizza Hut. Contudo, alguns restaurantes mais conceituados também quiseram seguir o exemplo;
  • a necessidade de adoptar estes princípios surgiu, ainda, em outros tipo de negócio, tal como o toys 'r' us, que pretende ser a McDonald’s dos brinquedos;
  • o fenómeno desta cadeia de restaurantes é mundial, havendo um em quase todas as capitais. Contudo, alguns países desenvolveram as suas próprias variantes, como Paris, que tem um enorme número de croissanterias “fast-food”.

A McDonald’s não se destacou apenas na economia, mas também na cultura popular americana. A abertura de um restaurante destes, num local pequeno, pode ser um importante evento social. Estes também são simbolicamente representados em peças de televisão e em filmes, o que forneça a ideia de ser um “pedaço” da América.

A fast-food introduziu-se de tal forma na sociedade americana que está já presente em algumas empresas e universidades. Isto altera completamente o estilo de vida dos americanos: comer fast-food tornou-se uma realidade presente na vida das crianças americanas; isso afecta de forma grave os hábitos alimentares de miúdos e graúdos.
Segunda as empresas que fornecem este tipo de produtos, os hábitos alimentares devem provir de casa, para que as crianças consigam lidar com o borbadeamento de restaurantes deste tipo. Mas não é só na rua que a fast-food está presente: há cada vez mais livros que ensinam como preparar este tipo de comida em casa.
Outra prova do sucesso é a adopção do prefixo “Mc” em muitas outras empresas, como “Mc Doctors” ou “Mc Sushi”.


O McDonald’s teve sucesso devido:

  • à sua eficiência: os restaurantes oferecem um sistema eficiente capaz de levar o cliente da fome à satisfação. Num mundo cada vez mais agitado, os serviços apresentados pela McDonald’s parecem impossíveis de resistir, nomeadamente o “drive-through meal";
  • à sua calculabilidade: é a relação entre produtos vendidos e serviços oferecidos. Nestas cadeias quantidade tornou-se sinónimo de qualidade;
  • à sua previsibilidade: existem regras que permitem assegurar que os produtos e os serviços serão os mesmos em todos os locais;
  • ao seu controlo: menus limitados, poucas opções e assentos desconfortáveis fazem com que os clientes tenham uma passagem rápida pelo estabelecimento. Os empregados também têm que estar adaptados à agilidade do sistema.

O McDonald’s levou a algumas mudanças positivas, tais como:

  • mais bens e serviços disponíveis a uma maior parte da população;
  • as pessoas podem obter o que querem de forma quase instantânea;
  • alternativas mais económicas;
  • a tendência para tratar as pessoas de forma similar, independentemente da sua raça, género ou classe social;
  • entre outras…

Sem comentários: