terça-feira, abril 08, 2014

Notícias: Manoel de Oliveira de regresso ao trabalho


Os 105 anos parecem não pesar sobre os ombros do mais velho realizador do mundo ainda em actividade. De facto, Manoel de Oliveira não só não se reforma como arregaça as mangas e prepara-se para iniciar o período de filmagens de mais uma película.

O velho do Restelo é o título deste projecto, que começa a ser rodado amanhã, na cidade natal do realizador, o Porto. Entre os nomes que compõem o elenco encontramos Diogo Dória, Luís Miguel Cintra, Mário Barroso e o já habitual Ricardo Trepa, neto de Manoel de Oliveira que já participou em diversos outros trabalhos do realizador.

O trabalho, cujo argumento também é da autoria de Manoel de Oliveira, aguardava apenas financiamento para poder arrancar. A luz verde foi dada por parte do Secretário de Estado da Cultura que, nas palavras da produtora de O velho do Restelo, reconheceu o mérito cultural deste projecto. Espera-se ainda o apoio da Câmara Municipal do Porto, que ainda será sujeito a votação.

Nesta curta-metragem, que marca o regresso do realizador a uma cidade que já serviu de cenário a trabalhos como Aniki-Bóbó ou Douro, Faina Fluvial, temos como personagem central o conhecido velho pessimista que nos é dado a conhecer por Camões em Os Lusíadas, juntando-lhe ainda perspectivas de outros autores e também traços acrescentados pelo próprio realizador.

Sem comentários: