2013 ficou marcado como um ano em que um grande número de películas de cunho nacional chegaram às nossas salas de cinema. No entanto, o destaque vai para a recepção que estas tiveram por parte dos espectadores nacionais, normalmente tão cépticos no que respeita ao trabalho de autores portugueses.
Surpreenda-se quem não o esperava: o filme mais visto de 2013 em Portugal foi A Gaiola Dourada. Pela primeira vez em muito tempo, um trabalho de um realizador português conseguiu suplantar blockbusters made in Hollywood, sem aparentemente ter estofo para conquistar o sucesso que conseguiu.
O primeiro trabalho do realizador Ruben Alves, que junta Joaquim de Almeira e Rita Blanco nos papéis de dois emigrantes portugueses com uma atribulada vida em França, conquistou nada menos que uns surpreendentes 754 mil espectadores somados.
Destaque também para o filme de Nicolau Breyner, 7 pecados rurais, esta sim produzida em Portugal. O filme foi a produção nacional mais vista do ano.
Entre os trabalhos estrangeiros a conquistar os espectadores portugueses estão Velocidade Furiosa 6 e Frozen - O reino do gelo, que se tornaram, respectivamente, o 2º e 3º filmes mais vistos de 2013 no nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário