sexta-feira, janeiro 03, 2014

Notícias: 2013 e a vitória do cinema português


2013 ficou marcado como um ano em que um grande número de películas de cunho nacional chegaram às nossas salas de cinema. No entanto, o destaque vai para a recepção que estas tiveram por parte dos espectadores nacionais, normalmente tão cépticos no que respeita ao trabalho de autores portugueses.

Surpreenda-se quem não o esperava: o filme mais visto de 2013 em Portugal foi A Gaiola Dourada. Pela primeira vez em muito tempo, um trabalho de um realizador português conseguiu suplantar blockbusters made in Hollywood, sem aparentemente ter estofo para conquistar o sucesso que conseguiu.

O primeiro trabalho do realizador Ruben Alves, que junta Joaquim de Almeira e Rita Blanco nos papéis de dois emigrantes portugueses com uma atribulada vida em França, conquistou nada menos que uns surpreendentes 754 mil espectadores somados.

Destaque também para o filme de Nicolau Breyner, 7 pecados rurais, esta sim produzida em Portugal. O filme foi a produção nacional mais vista do ano.

Entre os trabalhos estrangeiros a conquistar os espectadores portugueses estão Velocidade Furiosa 6 e Frozen - O reino do gelo, que se tornaram, respectivamente, o 2º e 3º filmes mais vistos de 2013 no nosso país.

Sem comentários: