Faleceu ontem, dia 30 de Julho, o cineasta sueco Ingmar Bergman. Aos 89 anos de idade, Bergman foi considerado por muitos o "poeta do cinema".
Na sua longa e produtiva carreira, Ingmar Bergman obteve inúmeros prémios e louvores, dos quais destacamos trêsOscars. O seu mais recente filme, "Saraband" (que data de 2003), mereceu uma excelente crítica a nível mundial.
De acordo com o que foi dito pela filha do cineasta, Ingmar Bergman faleceu na sua própria casa, na ilha de Fårö.
O cinema europeu herda então uma vasta e rica obra, de um dos mais destacados realizadores da actualidade.
Pelo sexto ano consecutivo, o INATEL leva a cabo a Festa do Cinema. Para tal, serão exibidos filmes recentes, num ambiente descontraído e de festa.
Tal como nas edições anteriores, foi colocado um écrã gigante no estádio do INATEL, em Lisboa, de modo a ser possível um elevado número de espectadores em cada um dos treze filmes que irão ser exibidos.
Para além de filmes como "The Departed: Entre Inimigos", "Homem-Aranha" ou "Diamante de Sangue", a grande novidade deste ano é a realização de jantares temáticos, uma hora antes da exibição das películas. Cada jantar terá, deste modo, uma ementa elaborada ao pormenor, correspondendo ao filme que antecipa.
"Piratas das Caraíbas: nos Confins do Mundo" foi o primeiro a ser exibido, nesta Festa do Cinema que durará até 11 de Agosto.
Para consultar todos os filmes em exibição, bem como as ementas dos respectivos jantares e obter mais informações, veja o programa que o INATEL disponibiliza online, na seguinte página:
O neo-zelandês Peter Jackson ficou mundialmente conhecido pelo seu fenomenal trabalho na trilogia "O Senhor dos Anés".
Actualmente, Peter encontra-se a trabalhar num novo projecto, que se segue à mais recente adaptação de King Kong ao cinema. Desta feita, o realizador irá dirigir um projecto intitulado "The Lovely Bones", uma adaptação do romance de Alice Sebold.
"The lovely bones" conta a história de uma menina de 14 anos que é assassinada. Os efeitos deste trágico acontecimento naqueles que lhe eram próximos e a sua própria visão da morte são o tema principal deste filme.
Ainda sem data de lançamento, o filme conta, para já, com a participação de actores como Ryan Gosling (Full Nelson ou O diário da nossa paixão) e Rachel Weiss (A Múmia).
Para conferir mais informações disponíveis acerca deste filme, basta consultar a seguinte página:
Na senda dos eternos filmes para adolescentes, "É coisa de rapaz ou rapariga?" atrai, essencialmente o público mais jovem. Contudo, acaba por propocionar num certo número de momentos bem-dispostos.
O filme conta com a realização de Nick Hurran e com Samaire Armstrong e Kevin Zegers (que vimos em "Transamérica" ou na saga "Airbud") nos papéis principais. De destacar a representação de Kevin Zegers, um actor de 22 anos com uma longa e sólida carreira.
Vejamos então um resumo deste filme, seguido do seu trailer!
«Woody Deane e Nell Bedworth. São eternos inimigos que acordam um dia num lugar muito estranho: no corpo do outro. Através da troca de identidades, cada um prepara-se para destruir a reputação universitária do outro. Quando começam a ser bem sucedidos, vão conseguir mais do que alguma vez tinham ambicionado. Ás vezes apaixonarmo-nos pode ser uma verdadeira experiência fora do corpo»
Tal como era esperado, o mais recente filme do jovem feiticeiro Harry Potter lidera a tabela dos filmes mais vistos em Portugal, na semana de 12 a 18 de Julho.
Para além deste, são variados os outros nove filmes que constam na referida tabela, de acordo com dados provenientes do ICAM. Vejamos, então, quais os dez filmes mais vistos:
1. Harry Potter e a Ordem da Fénix
2. Shrek: o terceiro
3. Transformers
4. Die Hard 4.0 - viver ou morrer
5. Separados de fresco
6. Ocean's 12
7. Bordertown - cidade sob ameaça
8. É coisa de rapaz ou rapariga
9. Piratas das Caraíbas: nos Confins do Mundo
10. No mundo das mulheres
Para consultar a lista completa dos filmes mais vistos, veja o seguinte link:
Sendo o tabagismo um dos mais falados problemas da actualidade, eis que os estúdios da Walt Disney anunciam medidas para evitar efeitos nefastos nas crianças.
Deste modo, foi na quarta-feira passada que os estúdios da Disney anunciaram que iam retirar e proibir cigarros em todos os seus filmes, bem como nas produções de outros dois estúdios que detém (a Miramax e a Touchstone). Esta tendência é o reflexo de toda uma indústria que, anteriormente, espelhou o grande apogeu do tabaco, acrescentando "status" e estilo ao acto de fumar (sobre este tema, o filme "Obrigado por fumar" apresenta-se como uma excelente e mordaz sátira).
Apesar deste anúncio, estudos recentes afirmam que em cerca de 90% dos filmes surgem personagens a fumar. Conclui-se, portanto, a importância de acções como esta, de modo a prevenir e sensibilizar os indivíduos para estas questões.
Depois de longas temporadas na televisão, eis que os Simpsons chegam também à Sétima Arte! Desenhados originalmente de forma distinta daquela que actualmente conhecemos, os Simpsons são uma caricatura da típica família americana.
Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie são as estrelas de um filme que conta com as vozes de Dan Castellaneta (Homer), Julie Kavner (Marge), Nancy Cartwright (Bart) e Yeardley Smith (Lisa). De referir ainda que é possível encontrar nos cinemas uma versão portuguesas do filme.
Vejamos um pequeno resumo deste filme, seguido do seu trailer!
«É necessária uma tela de cinema para capturar a estupidez do Homer Simpson, e o filme "Os Simpsons" faz isso.
No mais ansiado filme de animação, baseado numa série de televisão de sucesso, Homer necessita salvar o mundo de uma catástrofe que ele próprio criou.
Um novo thriller chega às nossas salas de cinema. Intitula-se "Bug" e é precisamente este o seu tema principal: insectos.
Protagonizado pela norte-americana Ashley Judd, já nomeada para os Globos de Ouro, o filme conta ainda com participações de Michael Shannon, Harry Connick Jr. e Lynn Collins. A realização está a cargo de William Friedkin .
Vejamos agora um resumo deste filme, seguido do seu trailer!
«Agnes (Ashley Judd) é uma empregada de mesa solitária.
O seu violento ex-marido (Harry Connick Jr.) acabou de sair da prisão em liberdade condicional e a sua melhor amiga acolheu recentemente um misterioso veterano da Guerra do Golfo chamado Peter (Michael Shannon).
Fragilizada, Agnes apaixona-se por Peter e cedo Peter começa a partilhar o sombrio quarto de motel de Agnes. Tudo parece correr bem… até que Peter começa a falar de forma obsessiva nos “insectos” que o governo injecta nos corpos dos ex-combatentes.
Estará Peter a contar a verdade? Será apenas paranóia?»
Esta semana chega às salas de cinema portuguesas outro dos já muito aguardados filmes deste Verão. Trata-se da primeira longa metragem da família mais conhecida do Planeta: os Simpsons!
Vejamos, então, quais os filmes que irão chegar pela primeira vez aos nossos cinemas:
O famoso realizador Ridley Scott, reconhecido pelo seu monumental trabalho em épicos como "Gladiador" ou "Reino dos Céus", está presentemente a trabalhar no restauro do filme original de "Blade Runner", datado de 1982.
O referido filme tem lançamento previsto para Dezembro deste ano, sendo que, de acordo com Ridley Scott, irá incluir cenas inéditas e um enorme tratamento de imagem.
Com Harrison Ford num dos papéis principais, "Blade Runner" não constituiu, na época, um grande êxito de bilheteiras - embora seja, actualmente, considerado um clássico.
A mais recente estrela do já longo e conhecido Passeio da Fama, em Hollywood, é a de Matt Damon. O actor é mais reconhecido ultimamente pela sua participação em filmes como "Ocean's 11" e sequelas, ou ainda "Identidade Desconhecida".
No seu mais recente filme, "The Bourne ultimatum", Matt regressa ao papel do agente amnésico Jason Bourne, para terminar a sua história. O filme, com estreia nos Estados Unidos já na presente semana, ainda não chegou às salas de cinema portuguesas.
Matt Damon possui uma carreira de 10 anos, nos quais conseguiu já arrecadar um Oscar (pelo argumento do filme "O Bom Rebelde").
É, sem dúvida, uma das actrizes com um currículo mais diversificado da sua geração. Juliette Binoche protagonizou filmes como a deliciosa adaptação do romance "Chocolate", de Joanne Harris (a qual protagonizou juntamente com Johnny Depp).
Actualmente, a referida actriz encontra-se em fase d preparação do seu próximo filme. Assim sendo, visto que irá interpretar o papel de uma bailarina do Teatro Nacional de Londres, Juliette está a aprender a dançar.
É já conhecido o espanto e o entusiasmo do seu treinador, o coreógrafo Akram Khan, que afirma que a actriz tem um enorme empenho e bastante jeito para a dança.
No mês de Julho, a revista "Premiere" traz para capa a actriz Jessica Biel, sendo esta parte integrante de uma abordagem à nova geração de talentos que vêm surgindo ao longo do último ano. Neste grupo, incluem-se também nomes como Evan Rachel Wood, Katherine Heigl, Kristen Bell ou mesmo Megan Fox.
Também na capa da mencionada revista, surge um destaque para o mais recente filme de Tarantino, "À prova de morte". Tal filme merece três páginas de desenvolvmento no interior da edição.
Fala-se também do filme "Transformers", realizado por Michael Bay e que se está a revelar um verdadeiro campeão de bilheteiras nestes dias de Verão.
Por fim, destaque ainda para o quinto filme da saga "Harry Potter", sendo que este se intitula "A ordem da Fénix". Na "Premiere", é reproduzida uma longa entrevista com Daniel Radcliffe, que dá corpo ao famoso aprendiz de feiticeiro, passando-se ainda por várias novidades e e aspectos de um filme que já destacámos no Cinema no Mundo.
Antecipa-se a chegada ao cinema da família mais conhecida do mundo , os Simpsons, sendo que, para tal, se procura ainda um pouco as suas origens e desenvolvimento ao longo dos tempos.
Quanto a novidades na área de DVD, destaque para "Rocky Balboa", bem como para o oscarizado "Dreamgirls".
A tendência de recuperação continua. No primeiro semestre de 2007, o número de amantes de cinema que se deslocou aos espaços de exibição de filmes aumentou, relativamente ao mesmo período do ano passado.
Deste modo, falando em números, 7.709.905 pessoas foram ao cinema desde Janeiro a Junho. O último mês do semestre foi o principal factor da referida subida, já que, em férias de Verão, o número de espectadores de cinema tende a aumentar. Quanto a receitas, ao longo deste semestre, as idas ao cinema acumularam uma receita bruta de 32,62 milhões de euros.
Quanto aos filmes mais vistos durante os últimos seis meses, os dez primeiros são os seguintes:
1. Piratas das Caraíbas: nos Confins do Mundo
2. Mr. Bean em Férias
3. Homem-Aranha 3
4. Shrek: o Terceiro
5. Diamante de Sangue
6. Babel
7. Ocean's 13
8. À noite no museu
9. Apocalypto
10. Norbit
Johnny Depp e companhia deslumbraram os espectadores portugueses com a última parte da trilogia "Piratas das Caraíbas", sendo que este foi, sem dúvida, o filme mais visto no período de tempo referido. Da lista dos dez filmes mais vistos constam ainda "Shrek: o Terceiro", "Homem-Aranha 3", "Diamante de Sangue" ou "Babel".
Um dos actores mais desejados do momento em Hollywood, Jude Law encontra-se presentemente a filmar no Afeganistão.
Jude está a filmar um documentário subordinado ao tema das crianças e das suas vidas naquele país. Tal documentário destina-se à cadeia de televisão britânica BBC, sendo que se insere num programa elaborado e patrocinado pela UNICEF, com o objectivo de assinalar o Dia da Paz, celebrado no dia 21 de Setembro.
Para marcar a data mencionada, irão ainda realizar-se outros eventos, entre os quais uma cerimónia, a ter lugar no Royal Albert Hall, em Londres. Nomes como James Morrison ou Annie Lennox marcarão presença.
O quinto filme da saga criada por J. K. Rowling segue à risca o ambiente criado nos livros, transportando-os para um ambiente menos infantil e mais escuro e perigoso. O mundo dos feiticeiros enfrenta agora o seu mais perigoso e mortalinimigo, sendo que, tal como é humanamente compreensível, procura a todo o custo não enfrentar a terrível realidade.
As personagens evoluíram também. De crianças, os alunos de Hogwarts passam a adolescentes mais conscientes e atentos do mundo que os rodeia. A maior ênfase recaiu necessariamente em Harry Potter, personagem interpretada por Daniel Radcliffe. Harry procura entender-se a si próprio, situar-se na presente realidade e lidar com os seus medos, ao mesmo tempo que enfrenta demónios exteriores, sendo o maior deles o próprio Voldemort.
O elenco está, mais uma vez, recheado de deliciosas interpretações de Daniel Radciffe (no complexo papel de Harry) Rupert Grint (o desajeitado Ron), Emma Watson (Hermione), Alan Rickman (o Professor Snape), Maggie Smith (no papel de Professora McGonnagall), Michael Gambon (o Professor Dumbledore) ou Emma Thompson (que interpreta a excêntrica Professora Trelawney). Encontram-se ainda algumas novidades, sendo a mais notória Imelda Saunton, no papel da pérfida Dolores Umbridge), ou ainda Helena Bohem Carter (fenomenal no papel de Belatrix Lestrange), Katie Leung (Cho Chang) e Evanna Lynch (Luva Lovegood).
Muitas foram as críticas dirigidas a este filme, realizado pelo americano David Yates. No entanto, a essência de "Harry Potter e a Ordem da Fénix" está presente ao longo de toda a adaptação. Cenas cruciais para a compreensão e desenvolvimento da história do jovem aprendiz de feiticieiro foram gravadas com total respeito pelas palavras e o imaginário criado por J. K Rowling, sendo especialmente relevante todo o final do filme. Destaco ainda a cena de flashbacks , na qual Harry conclui que é realmente diferente de Voldemort devido às pequenas e grandes felicidades da sua vida, que lhe mostram o verdadeiro valor do amor e da amizade.
Por fim, a cena que encerra mais um capítulo de Harry Potter: vale a pena apreciar toda a beleza de um momento cinematográfico que capta a mensagem principal deste filme com particular sensibilidade e paisagem visual.
Harry Potter, uma saga que, cada vez mais, ambiciona dirigir-se a um vasto público alvo, cresce em intensidade dramática e também na mensagem transmitida. Procura-se mostrar que há valores na vida em que vale a pela acreditar, que devemos defender. Nada melhor do que ensiná-lo a uma geração que parece, cada vez mais, buscar nos media as respostas para perguntas tão grandes e tão importantes como o sentido de viver.
Com uma longa e invejável carreira, a actriz Jane Fonda já surge com menos frequência no grande écrã. Nos últimos anos, pudémos vela junto a Michael Vartan e Jennifer López em "Monster in Law"e, mais recentemente, surge em "Georgia Rule".
Para celebrar a sua longa e recheada carreira, Jane Fonda terá direito a uma homenagem, por parte do Festival de Cinena Viennale, na capital austríaca.
A actriz irá, então, marcar presença no referido festival, tendo ainda direito a responder às perguntas que lhe irão, na ocasião, sendo colocadas.
O Viennale irá, este ano, decorrer entre 19 e 31 de Outubro.
Deixamos o trailer do mais recente filme de Jane Fonda, "Georgia Rule"!
Na senda dos filmes de acção e aventuras a estrear neste Verão, eis que surge o gigantesco "Transformers". Com assinatura do realizador Michael Bay (cuja carreira inclui já a direcção de filmes como "Armaggedon", "Pearl Harbor" e "Bad Boys"), este filme é já um mega-sucesso de bilheteiras.
Indo beber do conceito original, que surge nos anos '90 em formato de desenhos animados, "Transformers" é o cinema de acção no seu estado mais puro. O filme está, portanto, recheado de efeitos especiais, sendo que conquistao público e atinge o seu objectivo último: entreter.
Com desempenhos de Shia LaBeouf, Tyrese Gibson, Josh Duhamel, Anthony Anderson, Rachael Taylor, Megan Fox, John Turturro e Jon Voight, entre outros, misturam-se estreantes com veteranos, num elenco forte e promissor.
Vejamos então um resumo do filme, seguido do respectivo trailer!!
«Este incrível filme, que o deixará preso à cadeira do princípio ao fim, conta a extraordinária saga dos Transformers – seres gigantes de um planeta distante que se sentem forçados a camuflar a sua verdadeira identidade sob a forma de automóveis, aviões e inúmeros outros aparelhos electrónicos, no planeta Terra.
Presos numa batalha por uma fonte de energia escondida no nosso planeta, os pacíficos Autobots lutam contra os cruéis Decepticons, determinados em dominar o Universo apoiando-se na sua superior tecnologia. Fundamentais no desenrolar da história são Sam e Mikaela, dois estudantes do secundário, que, inconscientemente, detêm a chave da fonte de energia, tão cobiçada pelos Transformers.
Uma guerra que opõe o bem e o mal, Autobots contra Decepticons, Homem vs Máquina, na qual seres humanos e Autobots se aliam na derradeira batalha, cujo objectivo é vencer os Decepticons e salvar o planeta Terra.»
Com mais alguns filmes de Verão, comédias românticas e novas entradas, a contagem dos 10 filmes mais vistos na semana que decorre entre 6 e 11 de Julho compreende os mais variados gostos e apreciadores.
Vejamos, então, quem conseguiu o primeiro lugar!
1. Transformers
2. Shrek, o Terceiro
3. Die Hard 4.0 - Viver ou morrer
4. Ocean's 13
5. Piratas das Caraíbas - Nos confins do Mundo
6. Quarteto Fantástico e o surfista prateado
7. É coisa de rapaz ou rapariga
8. No mundo das mulheres
9. A rapariga morta
10. Zodiac
Vejamos agora, em posts seguintes, alguns destaques desta tabela, nomeadamente os filmes que conseguiem chegar aos lugares cimeiros da contagem!
Para consultar a tabela completa, siga o seguinte link:
Savador Dalí é, sem dúvida, um dos maiores artistas espanhóis. Actualmente, pretende-se elaborar um filme baseado na vida deste pintor surrealista, sendo que os nomes do elenco não foram ainda revelados.
Contudo, podemos desde já dizer que se iniciaram negociações com Antoino Banderas, no sentido de ser este o actor escolhido para interpretar o próprio Dalí. Pode, no entanto, confirmar-se a presença do realizador britânico Simon West, que irá dirigir o filme.
O mesmo realizador levanta também uma pontinha do véu, afirmando que a história a narrar irá ser maioritariamente restrita à história real de Dalí, à excepção de determinado número de diálogos.
Harry Potter é o grande nome deste Verão. Depois do enorme sucesso de bilheteiras que, actualmente, está a ser o quinto filme da saga, eis que está prestes a saír o último livro de J. K. Rowling.
Para marcar a data, algumas livrarias portuguesas irão estar abertas para além do horário normal, ou seja, encerrarão depois da meia-noite. São elas a Bertrand, a FNAC e a Bulhosa, sendo ainda de acrescentar que, em Cascais, haverá também uma festa temática (no Museu da Música, no Monte Estoril) para marcar tal acontecimento.
Embora a versão portuguesa da obra seja lançada apenas para o mês de Outubro, os fãs já começaram a reservar a obra no seu original em inglês. Também as reservas feitas através da internet têm vindo a aumentar significativamente, sendo que, só no site Amazon.com, os pedidos ultrapassaram já o valor de 1,5 milhões, a nível mundial.
Calcula-se que "Harry Potter and the deathly hallows" chegue ao cinema por volta de 2009, contando com os mesmo actores do primeiro filme da saga.
O mais recente filme do conhecido realizador Quentin Tarantino (cujo percurso anterior inclui os filmes "Kill Bill" vols. 1 e 2 ou também "Pulp Fiction") intitula-se "Á prova de Morte" (do original "Death Proof").
Com uma história algo linear, Tarantino volta a satirizar determinados aspectos específicos, filmando-os de forma quase grotesca, desta feita dirigindo actores tais como Kurt Russell, Rosario Dawson, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead, Zoë Bell, Rose McGowan, Omar Doom e Eli Roth, entre outros.
Deixamos, então, um breve resumo do filme, seguido do respectivo trailer!
«Para a DJ mais escaldante do momento em Austin, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), o pôr-do-sol oferece uma oportunidade de se libertar, com duas das suas amigas mais chegadas, Shanna e Arlene (Jordan Ladd e Vanessa Ferlito).
Este grupo de três gatonas fazem-se à noite, saltando do Guero’s para o Texas Chili Parlor. Mas nem todos os que olham para elas são inocentes: espiando secretamente os seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde marcado pela vida que lhes deita um olhar lascivo por detrás do volante do seu musculado carro.
Enquanto as raparigas se atiram às suas cervejas, a arma de Mike, um bacamarte branco, espreita a poucos metros... »
Trata-se de uma grande diversidade de filmes e elencos, entre os quais podemos encontrar a mais recente película de Michelle Pfeifer e ainda a nova obra do realizador Quentin Tarantino.
Iremos destacar alguns destes filmes em posts seguintes!
Juntando-se a nomes tais como Jennifer Aniston surgem Kirsten Dunst, Kate Hudson e Rita Wilson. Todas elas têm a seu cargo a realização de uma curta, num período de três dias e com um elenco à escolha.
Trata-se de uma acção promovida pela revista norte-americana "Glamour", segundo a qual foi pedido aos leitores um relato de situações marcantes nas suas vidas. É em tais relatos que as actrizes mencionadas irão realizar os seus filmes.
De acordo com a informação disponível, Kate Hudson elegeu como actores a pequena menina-prodígio Dakota Fanning (A teia da Carlota, Uptown Girls) e ainda Kurt Russell. Por outro lado, Rita Wilson terá a seu cargo dirigir Jeanne Tripplehorn e Aisha Tyler, entre outros.
Tal acção contou, em edições anteriores, com a participação de outros nomes sonantes do panorama do cinema, entre os quais se encontra, nomeadamente, Gwyneth Paltrow.
A famosa série "O Sexo e a Cidade", que trouxe Sarah Jessica Parker para a ribalta, está em vias de ser adaptada para a Sétima Arte.
De acordo com o que foi noticiado na passada quinta feira, é a New Line quem está a negociar a distribuição de tal filme, que terá, necessariamente, as actrizes que dão vida às personagens da série homonima. São elas a já mencionada Sarah Jessica Parker, Cynthia Nixon, Kristin Davis e Kim Cattrall.
Acrescente-se ainda que o argumento sairá das mãos de Michael Patrick King, o co-produtor da série. Este irá ainda realizar a longa-metragem em questão.
Embora não haja ainda qualquer data definitiva, crê-se que as filmagens irão começar no segundo semestre deste ano, sendo que a película poderá saír para o ano seguinte.
O famoso actor Kevin Spacey, recentemente nomeado para um Oscar pelo seu papel de Bobby Darin em "Beyond the Sea", irá voltar a integrar o elenco de mais um filme do Super-Homem.
Kevin interpretou o papel de Lex Luthor, no sucesso de bilheteira de 2006, "Super-Homem: o Regresso", em que Brandon Routh interpretou o papel do herói da capa vermelha.
De acordo com o site da SAPO, o filme intitular-se-á "Super-Homem: Homem de Aço" e será novamente realizado por Brian Singer.
A série de culto dos anos noventa, "Ficheiros Secretos", irá regressar com uma segunda passagem pelo cinema.
De acordo com o actor David Duchovny , que dá vida à personagem do agente Fox Mulder, o argumento no qual se baseará o filme está, neste momento, concluído. De acrescentar que tal argumento é da autoria de Chris Carter, realizador de filmes como o famoso "Save the last dance", que apresentou a actriz Julia Stiles ao grande público.
Também Gillian Anderson irá regressar ao papel de Dana Scully, a companheira de Mulder na demanda pela verdade.
O filme tem lançamento previsto para o próximo ano.
Pedimos, novamente, desculpas pela prolongada ausência de notícias no nosso blog! Devido a problemas técnicos, não foi possível continuar a actividade normal, sendo que esta irá ser retomada desde já!
Mais uma vez, iremos colocar novidades, estreias, ante-estreias, notícias e curiosidades!... Numa época de grandes estreias de Verão, nada como ir ao cinema bem preparado e escolher o filme certo!
Fiquem atentos às novidades do mundo da Sétima Arte: o Cinema no Mundo está de volta!
A obra «O Alquimista», de Paulo Coelho, será adaptada para filme, conforme noticia o site do SAPO.
Deste modo, é pela mão do conhecido actor Lawrence Fishburne (Morpheus, no filme Matrix) que a obra mencionada será adaptada à sétima arte. Lawrence irá realizar e produzir o filme, bem como escrever o seu guião.
Assim, a obra «O Alquimista» será o segundo filme a ser realizado pelo actor. O primeiro intitula-se «Once in the Life», tendo sido lançado em 2000.
Chegadas as noites quentes de Verão, é altura de cinema na esplanada. Pelo menos, assim o pensam os responsáveis pela cinemateca protuguesa.
Deste modo, todas as quintas, sextas e sábados (e a partir de dia 5 de Julho) serão exibidos filmes relacionados com a praia. Sob o título de "Cinema na Praia", trata-se de uma selecção de filmes cujos realizadores são, entre outros, Ingmar Bergman, Steven Spielberg ou Alfred Hitchcock.
A iniciativa decorrerá ao longo de todo o Verão, tendo fim em Setembro.