De modo a compreender a situação actual da referida cadeia, há que conhecer as suas origens.
Origens da McDonald’s
A McDonald’s tem origem em 1937, quando os irmãos Dick e Mac McDonald abrem um restaurante em Pasadena, Califórnia. Tal restaurante possui já características tayloristas /fordistas:
- Trabalho de linha de montagem (o cliente pede, come e arruma o tabuleiro)
- Simplificação (em lugar de cozinheiros, contrata-se pessoal que saiba o básico de cozinha)
Em 1954, surge o primeiro franchising, em San Bernardino, Califórnia, através de parceria com Raymond (Ray) Kroc. Já em 1961, os irmãos McDonald vendem marca e restaurantes a Ray Kroc. Este parte para a internacionalização da cadeia, sendo que também cria uma universidade de “hamburguerologia”, na qual se aprendia a cozinhar, atender o cliente, gerir um restaurante, entre outras coisas.
É, portanto, desenvolvido o conceito inicial, através de diversos aspectos:
- Atendimento rápido
- Volumes elevados servidos
- Baixos preços
- Menu restrito
- “Linha de montagem”
Na obra “The McDonaldization of Society” (2004), George Ritzer afirma que são muito positivas as novidades introduzidas. Contudo, são também mencionados alguns pontos que considera ser menos fortes:
- Calculabilidade
- Previsibilidade
- Controlo
- Estandardização
- Homogeneidade
Estes aspectos (em particular, os quatro primeiros) não são exclusivos da McDonald’s, podendo, também, ser aplicados à actividade empresarial.
A história da McDonald’s está explicitada no site da empresa:
http://www.mcdonalds.com/corp/about/mcd_history_pg1.html
O texto 10 da sebenta (que será futuramente publicado) explora estas ideias, pelo que serve, também, de apoio a esta aula.
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