Da entrevista a Gustavo Cardoso, presidente da Obercom, destaca-se a ideia central de que a população que consome jornais está a mudar. Diversos factores contribuem para este fenómeno, entre eles o envelhecimento da população, a grande concorrência de outros meios de comunicação e a chegada de jornais gratuitos. Por outro lado, os jovens têm desenvolvido hábitos diferentes, no que respeita ao consumo dos media; assim, estes procuram informação mais específica, sobretudo através da internet. Estes factores, entre outros, levam Gustavo Cardoso a afirmar que os públicos de jornais são “cada vez mais nómadas”.
Como resposta a este novo desafio que é fidelizar os leitores, colocam-se possíveis soluções. Fala-se, por exemplo, na hipótese de tornar os jornais gratuitos, sendo a sua principal fonte de rendimento a publicidade. Outra solução seria rentabilizar os sites na Internet, algo que em Portugal ainda não foi plenamente conseguido. Os produtos associados aos jornais são já uma forma relativamente popular de captar leitores.
Conclui-se, portanto, que o público dos jornais está em mudança. Isto exige uma adaptação dos próprios jornais, de forma a responder às novas necessidades e desejos dos leitores. Compete aos profissionais de media concretizar tal adaptação, de modo a conseguir perdurar na realidade actual.
Como resposta a este novo desafio que é fidelizar os leitores, colocam-se possíveis soluções. Fala-se, por exemplo, na hipótese de tornar os jornais gratuitos, sendo a sua principal fonte de rendimento a publicidade. Outra solução seria rentabilizar os sites na Internet, algo que em Portugal ainda não foi plenamente conseguido. Os produtos associados aos jornais são já uma forma relativamente popular de captar leitores.
Conclui-se, portanto, que o público dos jornais está em mudança. Isto exige uma adaptação dos próprios jornais, de forma a responder às novas necessidades e desejos dos leitores. Compete aos profissionais de media concretizar tal adaptação, de modo a conseguir perdurar na realidade actual.
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