sexta-feira, outubro 27, 2006

Síntese: "Public Service Broadcasting: what viewers want"

Foi analisado em aula o relatório “Public Service Broadcasting (PSB): what viewers want”, que data de Janeiro de 2001. Tal relatório analisa o serviço público de televisão, no Reino Unido.
Para realizar este documento, foram utilizadas diversas metodologias, entre elas, a formação de três grupos de discussão, o inquérito, a realização de um workshop para crianças, entrevistas com líderes de opinião ou reuniões abertas, nas quais os cidadãos são considerados a participar.
Através destas diferentes metodologias, foram, então, surgindo distintas conclusões acerca do Serviço Público de Televisão:
  • Entre as qualidades do PSB, encontramos a diversidade de conteúdos, a qualidade, informação, entretenimento, inovação, acessibilidade, acesso livre, inclusão de minorias
  • Grande parte dos indivíduos destacou a importância da existência de programas de interesse local/regional
  • A programação religiosa foi, em geral, considerada de pouca qualidade
  • As crianças são uma importante parte da audiência, pelo que há a necessidade de pensar num espaço para estas
  • O PSB deve servir também aqueles que apresentam dificuldades, tais como os surdos; assim, a programação deve ter em conta estes indivíduos

Em relação ao futuro do PSB, aponta-se para a aposta na qualidade e independência deste. Deve ainda incluir-se nas suas prioridades educar, informar e entreter os cidadãos.

Sem comentários: