sábado, janeiro 19, 2008

Estreia: "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias"

Nem só de grandes produções são feitas as estreias desta semana. Assim, "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias"é um filme que surge nas salas de cinema portuguesas já com um galardão tão destacado como a Palma de Ouro, o prémio mais importante do Festival de Cinema de Cannes.

Contudo, este filme é um exemplo de um tipo de cinema que muito raramente chega a Portugal, já que se trata de um trabalho originário da Roménia.

Com realização de Cristian Mungiu, "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" conta com a participação de actores como Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov ou Alex Potocean.

Deixamos então um breve resumo deste filme, que pretende ser parte de um projecto de maior escala, sendo que este procura mostrar histórias do período do comunismo na Roménia.

«Otilia e Gabita compartilham o mesmo quarto num dormitório de estudantes. São colegas na universidade durante os últimos anos do comunismo, na sua pequena cidade na Roménia.

Otilia aluga um quarto num hotel barato. Nessa tarde, elas vão encontrar-se com um determinado Sr. Bebe. Gabita está grávida, o aborto é ilegal e nenhuma delas passou por algo semelhante antes.

«4 meses, 3 semanas E 2 dias» pertence a um grande projecto de nome: «Tales from the Golden Age» - uma história subjectiva do comunismo na Roménia contada através das suas lendas urbanas. O objectivo deste projecto é falar sobre esse período sem nenhuma referência directa ao comunismo mas apenas através de diferentes histórias focadas em opções pessoais num tempo de infortúnios que as pessoas tiveram que viver como épocas normais.»

Fonte: http://cinema.sapo.pt/Xw10/801761.html

Sem comentários: