quinta-feira, setembro 13, 2007

"Duelo Imortal - a origem"

Sendo uma série de tv com criatividade e excelentes momentos visuais, "Os Imortais" (no original, "The Highlander") trouxe notoriedade ao actor Adrian Paul, para sempre relacionado com Duncan MacLeud. No entanto, embora as espectativas fossem razoáveis, o filme ficou aquém do que seria de prever.

O filme situa a acção num cenário futurista de destruição e caos, no qual surge a necessidade de procurar o primeiro Imortal, de modo a acabar com a sua ameaça. Duncan Macleud surge como uma personagem dividida entre a sua imortalidade e o amor que sente por Anna, uma mortal. Tal como na série, Adrian Paul interpreta vividamente tal conflito.

Os problemas do filme começam no momento em que nos é apresentado o vilão. Com uma imagem absolutamente grotesca, todos os seus maneirismos e tiques chegam mesmo a tocar o

cómico. A personagem, interpretada por Cristian Solimeno, está mal construída, retirando credibilidade e intensidade dramática ao filme, que inclusive chega a provocar gargalhadas na audiência.

As monumentais cenas de luta, efeitos especiais e explosões ajudam a disfarçar a falta de argumento que, a partir de certa altura, se torna gritante. Assim, a filmagem capta uma série de persoagens-tipo, que vão interagindo sem grandes surpresas, até chegar ao desastroso final. Em lugar de uma épica batalha entre o "Bem" e o "Mal", vemos um uso excessivo de fast-motions, com efeitos especiais mal empregues e um colorido que parece retirado de um livro infantil, que culminam num brevíssimo diálogo truncado abruptamente.

Resta ainda acrescentar que a excelente banda sonora da série, pautada por músicas dos Queen, foi "restaurada", surgindo no filme uma série de remakes que não fazem de todo justiça à obra original.

No geral, "Duelo Imortal" tinha alguma potencialidade para ser um filme aceitável, proporcionando uns momentos de entretenimento. Apenas o segundo objectivo parece ter sido atingido, sendo que ainda não foi desta vez que os fãs da série saem do cinema satisfeitos.

Sem comentários: