sábado, setembro 10, 2011

Notícias: "José e Pilar" candidato a melhor filme estrangeiro nos Oscars

Foi um dos documentários mais bem sucedidos dos últimos tempos nas salas de cinema nacionais. O trabalho de Miguel Gonçalves Mendes que versa sobre a vida de José Saramago e da mulher, Pilar del Río, candidata-se agora ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A notícia foi avançada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), afirmando esta entidade que a escolha de "José e Pilar" para candidato português ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi feita por uma comissão composta por representantes e associações do sector cinematográfico.

O documentário estreou nas salas de cinema do nosso país, bem como no Brasil e Espanha. Diversos outros locais do mundo tiveram igualmente a oportunidade de ver este trabalho, visto que "José e Pilar" marcou presença em vários festivais de cinema internacionais.

A questão que agora se levanta é a possibilidade do filme poder não ser eleito candidato ao galardão pelo facto de não ter estreado nas salas de cinema americanas até ao final de 2011.

Os candidatos às várias categorias dos Oscars 2012 serão anunciados dia 24 de Janeiro. Um mês depois, a 26 de Fevereiro, terá lugar a cerimónia de entrega dos prémios, no já tradicional Kodak Theatre de Los Angeles.

Sem comentários: