quinta-feira, setembro 30, 2010

Estreia: "Filme do desassossego"

Poster de «Filme do Desassossego»
Do livro ao filme. Uma centena de anos separa o ano de criação de cada um deles. Contudo, e apesar das necessárias adaptações aplicadas ao texto original para que o filme nos transporte até uma Lisboa dos nossos dias, conseguimos sentir Fernando Pessoa e o seu génio através da lente de João Botelho.

"Filme do desassossego" reúne certos nomes muito conhecidos do público nacional, tais como Alexandra Lencastre, Margarida Vila-Nova, Catarina Wallenstein, António Pedro Cerdeira e Rita Blanco; contamos ainda com o protagonista desta história: Cláudio da Silva, no papel de Bernardo Soares (um semi-heterónimo de Pessoa).

Vejamos agora um pouco mais acerca do argumento deste filme, seguido da peça do "Cartaz", da SIC Notícias, sobre esta estreia!

«Lisboa, hoje. Um quarto de uma casa na Rua dos Douradores. Um homem inventa sonhos e estabelece teorias sobre eles. A própria matéria dos sonhos torna-se física, palpável, visível. O próprio texto torna-se matéria na sua sonoridade musical. E, diante dos nossos olhos, essa música sentida nos ouvidos, no cérebro e no coração, espalha-se pela rua onde vive, pela cidade que ele ama acima de tudo e pelo mundo inteiro. Filme desassossegado sobre fragmentos de um livro infinito e armadilhado, de uma fulgurância quase demente mas de genial claridade. O momento solar de criação de Fernando Pessoa. A solidão absoluta e perfeita do EU, sideral e sem remédio. Deus sou eu!, também escreveu Bernardo Soares.»


Fonte: http://cinema.sapo.pt/filme/filme-do-desassossego/detalhes#sinopse

Sem comentários: