quinta-feira, janeiro 10, 2008

Estreias: "Cristóvão Colombo - o Enigma"

O mais recente trabalho do grande realizador português Manoel de Oliveira chega finalmente às salas de cinema portuguesas. "Cristóvão Colombo - o Enigma" é o título da obra em questão.

O ralizador procura deixar bem claro que não se trata de um relato histórico - é apenas uma obra de ficção, na qual se procura seguir a teoria bem conhecida de que Cristóvão Colombo seria português, tendo nascido na aldeia alentejana de Cuba (nome que deu à ilha do continente americano onde chegou, em 1498).

O filme e o realizador conquistaram já diversas distinções, sendo de destacar o Bisato d’Oro (o prémio da crítica independente do Festival de Veneza).

Deixamos agora um breve resumo da história do filme, seguido do respectivo trailer!

«Emigrado para os Estados Unidos por vontade de seu pai, nos anos 40, Manuel Luciano volta a Portugal para estudar. Regressa aos EUA já formado em medicina e, apaixonado pela investigação histórica, embrenha-se no mistério da verdadeira identidade de Cristóvão Colombo.Em Portugal, casa com a jovem Sílvia Jorge.

Na companhia de Sílvia, Manuel percorre, em Portugal e nos Estados Unidos, os locais ligados aos Descobrimentos portugueses, procurando desvendar o mistério que o inquieta desde a sua juventude.A demanda leva-os até à ilha de Porto Santo, onde Colombo viveu; ali, Manuel Luciano e Sílvia encontram indícios que os aproximam da verdade..»

Fonte: http://cinema.sapo.pt/Xw13/800770.html

Sem comentários: