sexta-feira, setembro 21, 2007

Notícias: o Adeus à "Premiere"

«Há poucas horas lamentavelmente, recebi a informação de que a PREMIERE-A Revista de Cinema, vai ser descontinuada, sendo a edição de Outubro a última a chegar às bancas.»

É assim que começa o último post do blog da revista de cinema mais importante do panorama nacional. De acordo com José Vieira Mendes, Director da mencionada publicação, tal facto deve-se «ao facto da Hachette, agora Lagardère Global Media, ter tomado a decisão de abandonar os seus negócios em Portugal, vendendo os seus principais títulos (...) à RBA Editores. A PREMIERE nem constou desse pacote de cedência de títulos».

Chega assim ao final a publicação de cinema que maior duração teve em Portugal. A Premiere, mensalmente nas bancas, acompanhava novos lançamentos em cartaz e em DVD, sendo que, na mais recente edição, dava início a uma secção inteiramente dedicada a séries de tv.

É lamentável que uma revista com tanta qualidade tenha de ser descontinuada. Esperamos que, tal como afirma José Vieira Mendes, este final abrupto e o vazio que a Premiere deixa sejam suficientes para levar ao surgimento de novas ideias e projectos na área do cinema.

O Cinema no Mundo agradece à Premiere e aos seus colaboradores e responsáveis pelo seu esforço e dedicação, que resultaram num trabalho maravilhoso e extremamente interessante.

Deixamos o final do texto publicado por José Vieira Mendes, que pode ser lido integralmente no blog da revista.

«(...) a PREMIERE orgulha-se de ter atingido, em tão pouco tempo, o enorme respeito do público, dos leitores e do meio cinematográfico português e de ter ajudado uma fazer uma verdadeira revolução no mercado de cinema, na relação com a distribuição, e nas publicações e suplementos especializados. Recordo ainda que a PREMIERE, entre outras iniciativas às vezes aparentemente pouco relevantes, mas inteligentes em termos de posicionamento, como o apoio aos festivais de cinema nacionais, foi a primeira publicação no mercado português a associar a venda da revista à venda de DVD’s nas bancas.»

Fonte: http://www.premiere-portugal.blogspot.com/

Sem comentários: