sexta-feira, maio 25, 2007

Cinema em Estreia: "Dias de Glória"

Uma das estreias desta quinta feira é o filme "Dias de Glória". Produto de uma co-produção entre França, Marrocos, Bélgica e Argélia, este filme conta-nos uma história muito forte, que remonta aos dias da Segunda Guerra Mundial.

Do realizador Rachid Bouchareb, "Dias de Glória" (no título original, "Indigènes") conta com os desempenhos de actores tais como Jamel Debbouze, Samy Naceri, Roshdy Zem, Sami Bouajila e Bernard Blancan, entre outros.

Vejamos, então, um pouco da história deste filme, bem como o respectivo trailer!

«Alimentados pelas suas próprias ilusões, quatro nativos das colónias apresentam-se como voluntários ao exército francês, para lutar nos campos de batalha de África e Europa.

Além de enfrentar os nazis, deverão sofrer a intolerância e o racismo dos seus companheiros, seus superiores e seus supostos aliados. Tudo na sua luta por um dia de glória.
"DIAS DE GLÓRIA" trata de um tema extremamente pertinente à actualidade, relatando uma história oculta durante décadas sobre como um exército aliado recrutou jovens nativos das suas colónias para utilizá-los como carne de canhão na II Guerra Mundial.

Uma grande produção de aproximadamente 15 milhões de euros vista por mais de 3 milhões de espectadores em França, o filme que estreou em França como líder de bilheteiras e gerou forte comoção nesse país, levando o seu presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Dominique de Villepin a anunciarem mudanças na política social francesa com relação aos militares combatentes de suas colónias.»

Acrescentamos, ainda, que este filme esteve já nomeado para um grande número de prémios, entre eles o Oscar para melhor filme estrangeiro. Participou, também, na mostra do Festival de Cannes, em 2006.

"Mudaram o destino da Europa mas a História esqueceu-os... até hoje"

Fonte:http://cinema.sapo.pt/Xw14/742342.html

Sem comentários: