Do realizador Rachid Bouchareb, "Dias de Glória" (no título original, "Indigènes") conta com os desempenhos de actores tais como Jamel Debbouze, Samy Naceri, Roshdy Zem, Sami Bouajila e Bernard Blancan, entre outros.
Vejamos, então, um pouco da história deste filme, bem como o respectivo trailer!
«Alimentados pelas suas próprias ilusões, quatro nativos das colónias apresentam-se como voluntários ao exército francês, para lutar nos campos de batalha de África e Europa.
Além de enfrentar os nazis, deverão sofrer a intolerância e o racismo dos seus companheiros, seus superiores e seus supostos aliados. Tudo na sua luta por um dia de glória.
"DIAS DE GLÓRIA" trata de um tema extremamente pertinente à actualidade, relatando uma história oculta durante décadas sobre como um exército aliado recrutou jovens nativos das suas colónias para utilizá-los como carne de canhão na II Guerra Mundial.
Uma grande produção de aproximadamente 15 milhões de euros vista por mais de 3 milhões de espectadores em França, o filme que estreou em França como líder de bilheteiras e gerou forte comoção nesse país, levando o seu presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Dominique de Villepin a anunciarem mudanças na política social francesa com relação aos militares combatentes de suas colónias.»
Acrescentamos, ainda, que este filme esteve já nomeado para um grande número de prémios, entre eles o Oscar para melhor filme estrangeiro. Participou, também, na mostra do Festival de Cannes, em 2006.
"Mudaram o destino da Europa mas a História esqueceu-os... até hoje"
Sem comentários:
Enviar um comentário