quarta-feira, outubro 18, 2006

Resumo da Aula Teórica: Públicos

São frequentemente confundidos os conceitos de audiência e de público. Contudo, há que ter em conta que estes são distintos. Anteriormente, foi já apresentado o conceito de audiência (ver texto de Nick Lacey / aula teórica). De modo conseguir uma definição e caracterização de público, recorreremos às seis teorias de Jean-Pierre Esquinazi.

1. Inquérito/audiência: mede a audiência quantitativamente. Isto é particularmente importante em televisão. Ao medir a audiência, encontram-se três grandes oposições:
Jovens / Idosos
Homens / Mulheres
Alto nível de estudos / Baixo nível de estudos

2. Obra (recepção): associa-se uma obra a um modelo de interpretação; tal modelo depende de muitas variáveis, entre elas o próprio texto. Diferentes tópicos interpretativos são propostos por Humberto Eco, Wolfgang Iser, Hans Robert Jauss e Stanley Fish.

3. Estratégias comerciais: o púbico é visto sob uma perspectiva comercial, como um conjunto de consumidores. Aqui, existem duas grandes correntes:
Funcionalismo: Lazarsfeld é considerado o seu principal autor
Sociologia crítica das indústrias culturais: atribuem-se as suas origens a textos de Benjamin, Adorno e Horkheimer
As duas correntes mencionadas surgem quase simultaneamente.

4. Estratificação e práticas culturais: aqui, são referidas duas teorias:
Teoria da legitimidade cultural (Pierre Bourdieu): cada domínio das práticas culturais é estruturado por hábitos dos diversos tipos sociais.
Cultural studies (Stuart Hall): o público não é passivo, mas sim interveniente no processo; assim, este interpreta a informação, podendo com ela concordar, concordar parcialmente ou dela discordar.

5. Público estruturado por configurações culturais: através do inquérito “Les jeunes et les sorties cultureles”, Esquinazi identifica seis formas de abordar a oferta cultural:
· Eclectismo
· Rebeldia
· Conformismo
· Distanciamento
· Frustração
· Enraizamento
Neste âmbito, surgem ainda os “Gender studies”, segundo os quais o público é estruturado de acordo com as configurações sociais.

6. Interacção etnográfica e quadros de participação: a recepção depende de parâmetros variados, que não são abrangidos por inquéritos quantitativos.
Conclui-se, então, que é extremamente complicado estudar um público: este é muito complexo e heterogéneo.

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