Teoricamente, é possível saber os estilos de vida dos consumidores espanhóis a partir de um padrão de assistência a eventos de artes cénicas e musicais. Este perfil permite classificá-los numa determinada classe de consumidores.
Existem vários tipos de classificação; no entanto, estas levantam alguns problemas. Assim, a metodologia aqui utilizada pressupõe que a população estudada seja formada por segmentos de consumidores com um comportamento particular. Seguidamente, é necessário determinar quantos segmentos compõem a população e identificar a qual deles pertence cada um dos assistentes do espectáulo. Este procedimento tem a vantagem de ser uma medida que permite saber o quão parecidos são os assistentes, de forma que os de cada classe ou segmento assumem comportamentos similares.
- As classes de consumidores espanhóis:
O modelo de classificação realizado sugere 4 classes de consumidores espanhóis, segundo o seu padrão de assistência das artes cénicas e musicais.Classe 1 (Consumidores esporádicos): pouca probabilidade de assistir a eventos culturais.Classe 2 (Consumidores populares): alta probabilidade de assistência a produtos populares. Em relação aos outros eventos a probabilidade é reduzida, apesar de ser mais alta que a dos esporádicos.Classe 3 (Consumidores snobs): há uma grande probabilidade de assistir a eventos culturais, contudo, esta é reduzida quanto aos eventos populares.Classe 4 (Consumidores omnívoros): têm um apetite insaciável por diferentes consumos, tanto populares como cultos. Apesar de terem uma dimensão escassa, a probabilidade de assistência é a mais alta de todas.O modelo estimado sugere, portanto, que na população espanhola convivem consumidores com padrões de consumos diferenciados.
- Outras observações:
Após a determinação das classes de consumidores, é possível caracterizar o seu comportamento e transformar o seu perfil de consumo em perfis de assistências.Também é conveniente estudar a importância que cada classe consumidora tem para as artes.
- Conclusões:
Este modelo de classificação distingue 4 classes de consumidores. Estas diferem na frequência de assistência, sendo os consumidores omnívoros os que têm a frequência mais elevada e os esporádicos os que tem a menor frequência. É através dos gostos que é possível perceber quais os valores e motivações que estão por detrás dos comportamentos dos consumidores.
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