segunda-feira, março 03, 2014

Noite dos Oscars: "Gravidade" foi o grande vencedor


Embora sem grande margem para surpresas no que toca aos vencedores, a verdade é que a melhor palavra para descrever a 86ª gala de entrega dos Oscars da Academia é "original". Muito do mérito vai para o humor e a irreverência da apresentadora. Ellen DeGeneres não apenas conduziu a cerimónia como também surpreendeu os presentes e os espectadores com atitudes nada esperadas para uma cerimónia normalmente marcada pela sobriedade.

No que toca aos vencedores, Jared Leto conquistou o galardão de melhor actor secundário. No discurso de aceitação, o actor recordou as situações difíceis que estão a ser vividas na Venezuela e na Ucrânia. Por sua vez, Lupita Nyong'o levou para casa o prémio de melhor actriz secundária pelo desempenho em 12 anos escravo.

Quanto aos actores principais, foi Matthew McConaughey quem arrecadou o prémio de melhor actor principal, enquanto Cate Blanchett levou pela primeira vez o Oscar de melhor actriz principal para casa.

O filme da noite foi Gravidade, que, além de ter conquistado o cobiçado Oscar de melhor realizador (para Alfonso Cuarón), conseguiu ainda seis outros prémios em categorias técnicas. 

No que toca à animação, Frozen - O reino do gelo conseguiu a proeza de tornar-se a primeira longa-metragem da Disney a merecer o Oscar de melhor filme de animação. A película conquistou ainda o prémio de melhor canção original, interpretada por Idina Menzel.

Mas o momento mais esperado da noite foi a entrega do Oscar de melhor filme, e este foi para 12 anos escravo. Na qualidade de produtor, Brad Pitt ganhou então o primeiro Oscar da sua carreira.

Foram diversas as homenagens que tiveram lugar ao longo da cerimónia, várias delas cantadas.O momento em que Bette Midler interpretou The wind beneath my wings deixou a audiência numa ovação de pé, em jeito de homenagem a todos os que Hollywood perdeu ao longo deste último ano. Também a interpretação de Somewhere over the rainbow celebrou os 75 anos de O feiticeiro de Oz, com os três filhos de Judy Garland na audiência.

Para todas as imagens e notícias daquela que foi, sem dúvida, uma noite memorável de Hollywood, basta consultar a página oficial dos Oscars:

Sem comentários: