quarta-feira, dezembro 11, 2013

Notícias: Parabéns, Manoel de Oliveira!!


"Qual é o segredo?" é decerto a questão que muitos desejariam colocar-lhe. Mas como o próprio realizador gosta de sublinhar, o simples facto de ter conseguido chegar aos 105 anos de idade não é merecedor de quaisquer honras. É-o, sim, o facto de Manoel de Oliveira permanecer determinado a concluir sempre mais um projecto, a começar outros tantos. 

Registado no Guiness como o mais antigo realizador do mundo ainda em actividade, Manoel de Oliveira não se atrapalha e diz que só tem medo de não conseguir concluir todos os filmes que tem pensados. Aliás, neste momento, o realizador está a trabalhar em O velho do Restelo, projecto para o qual ainda não encontrou financiamento.

Para assinalar a data, o Museu Nacional da Imprensa, no Porto, inaugurou uma exposição centrada no trabalho de Manoel de Olivera. Na exposição, podem ser apreciadas 105 publicações portuguesas em francesas, nas quais figuram artigos sobre o realizador. Tal exposição poderá ser visitada até 10 de Março do próximo ano. Diversas outras acções foram já tendo lugar ao longo do último mês, com o objectivo de homenagear o cineasta, em forma de agradecimento pelo seu contributo para o cinema português e internacional.

O Cinema no Mundo deseja também um Feliz Aniversário a Manoel de Oliveira! 

Sem comentários: