quarta-feira, setembro 29, 2010

Notícias: Escolhido candidato português ao Oscar de melhor filme estrangeiro

Está feita a escolha portuguesa para o candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Trata-se de "Morrer como um homem", trabalho de João Pedro Rodrigues.

Vencedor de diversos prémios, tais como o de melhor filme no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires e também no Festival de Cinema Gay e Lésbico da República Checa, o filme é a terceira longa-metragem deste realizador português.

A nomeação, que escolhe entre os filmes nacionais estreados entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, veio precisamente antes de João Pedro Rodrigues ser homenageado nos Estados Unidos, onde será exibida uma retrospectiva do trabalho deste realizador, já no próximo mês de Outubro.

"Morrer como um homem" conta a história de um travesti Tonia, veterano nos especáculos do género na capital portuguesa. Vivências e relacionamentos acabam por questionar várias crenças e valores desta personagem.

Vários outros países já escolheram igualmente os candidatos a nomeados na categoria de melhor filme estrangeiro para os Oscars 2011. A lista final dos cinco nomeados é anunciada no final de Janeiro  do próximo ano.

Sem comentários: