quinta-feira, dezembro 04, 2008

Estreia: "Amália"

Espera-se que seja mais um dos casos de sucesso do cinema Português. Mais que não seja por narrar a vida da fadista mais conhecida do nosso País. Amália Rodrigues, recentemente falecida, merece aqui uma retrospectiva à sua vida, num filme que promete ser polémico ao mostrar aspectos da personalidade da cantora que desagradaram particularmente aos seus familiares.

Do realizador Carlos Coelho da Silva, o mesmo de "O crime do Padre Amaro", o filme conta com a estreante Sandra Barata Belo no papel da fadista. Podemos ainda referir interpretações de Carla Chambel, Leonor Seixas, António Pedro Cerdeira, Ana Padrão, Ricardo Carriço, João Didelet, Ricardo Pereira, Susana Mendes, Maria João Abreu ou Lourdes Norberto.

Vejamos agora um breve resumo do filme, seguido do respectivo trailer!

«A precoce separação dos pais e a reconciliação precária, marcada pela indiferença da mãe e a morte da irmã Aninhas, até ao início da vida adulta, inaugurada pela paixão com o guitarrista amador Francisco Cruz e o sucesso local e nacional, até à ruptura de um casamento indesejado.

Uma fase de maturação artística e grande agitação, de vida dividida entre o amante Eduardo Ricciardi, o playboy do ténis que se incomoda com as suas raízes plebeias, e um banqueiro comprometido, Ricardo Espírito Santo, cúmplice espiritual, até ao abrupto desaparecimento deste lhe retirar a esperança de um futuro comum, levando a um casamento por simpatia e conforto com César Seabra.

Por fim, um período de valsa dorida com as traições familiares e as conotações políticas com o regime, de bailado com a doença, apenas superado na gloriosa ressurreição em pleno Coliseu dos Recreios, quando triunfa sob o fogo cruzado da Revolução de Abril.

“Amália”, a biografia da mulher que atravessa o século XX para se transformar numa das maiores personalidades musicais de todos os tempos.»

Fonte: http://cinema.sapo.pt/Xw11/898894.html

Sem comentários: