segunda-feira, novembro 10, 2008

"Mamma Mia!"

Considerado por muitos o grande sucesso de bilheteiras deste Verão, o musical "Mamma Mia!" chegou tardiamente às salas de cinema portuguesas. Mas nem por isso deixou de atraír milhares de pessoas, por diversas razões.

À primeira vista, poder-se-ia dizer que apenas o elenco - recheado de nomes conhecidos, tais como Pierce Brosnan, Maryl Streep, Colin Firth, Amanda Seyfried ou Stellan Skarsgård - bastaria para chamar a atenção do espectador menos atento. Depois, há também o facto de se tratar de um musical que apela às várias gerações que conheceram os sucessos dos ABBA. A premissa parece ser bastante positiva.

"Mamma Mia!" é a adaptação cinematográfica de um musical (já de si um sucesso), feita de forma inteligente e pautada com um engenhoso sentido de humor e uma frescura já relativamente raros no cinema actual. Para tal, de muito valem os desempenhos dos actores já mencionados, que, de forma algo surpreendente (já tínhamos imaginado Pierce Brosnan a cantar no grande écrã?), parecem ser feitos para este musical. E falando em música, os temas dos ABBA, fortemente utilizados ao longo de toda a narrativa, não estão presentes de forma forçada - pelo contrário: assumem como que o papel principal deste filme.

De referir ainda o cenário idílico escolhido, que oferece à narrativa um tom de frescura e descontracção em tudo coerente com o objectivo do filme.

Da história, bem construída e explorada, basta dizer que se desenvolve em torno de mãe e filha e das questões que surgem a partir do momento em que a mais jovem decide casar e, para tal, procurar o pai que nunca conheceu. Para isso, "desenterra" o antigo diário da mãe e descobre três possíveis candidatos, que vai ter de conhecer e "julgar".

Não é possível deixar ainda de destacar a forma bem humorada e até mesmo cómica que assumem determinadas personagens ao longo da trama. Estereótipos bem apresentados e construídos, o grupo de mulheres desempenhado por Julie Walters e Christine Baranski provocam na audiência várias gargalhadas.

Resta apenas acrescentar que, juntando todos estes elementos, podia apenas resultar um sucesso de bilheteira que, em Portugal, continua a levar um considerável número de espectadores às salas de cinema.

Fica agora um dos momentos altos deste filme!!

Sem comentários: