terça-feira, setembro 16, 2008

Notícias: O cinema e as novas tecnologias

Com pouco mais de um século de história, o cinema continua sempre a reinventar-se.

Assim, não podemos olhar para a Sétima Arte dissociando-a da tecnologia, já que esta tem estado cada vez mais presente. Basta pensarmos nos incríveis avanços que presenciámos em termos do modo como se fazem filmes de animação: se originalmente estes eram desenhados inteiramente à mão, neste momento os criadores de animação são essencialmente artistas do digital.

Do mesmo modo, filmes como "O Senhor dos Anéis" oferecem uma enorme carga de realismo graças ao recurso a efeitos digitais que ajudam a combinar filmagens com personagens virtuais, de forma extremamente verosímil.

Neste momento, fala-se já de outro grande passo no sentido de levar o cinema a novas dimensões. Trata-se então da criação da primeira longa-metragem direccionada exclusivamente para telemóvel. Intitula-se "Vida de balconista" e está a ser produzida no Brasil, sendo que se espera que esta esteja pronta já em Janeiro de 2009.

Como sempre, surgem questões como a perda do glamour e da própria identidade da Sétima Arte. No entanto, o que importa compreender é que o cinema se reinventa a si próprio, recorrendo, para tal, às novas tecnologias.

Fonte: http://www.cinema.iol.pt/noticia.php?id=991412&div_id=2903

Sem comentários: