segunda-feira, fevereiro 11, 2008

"Sweeney Todd"

O mais recente filme do realizador Tim Burton consegue a proeza de adaptar com imenso sucesso um musical para o grande écrã. Pode dizer-se que este feito é a continuação de um percurso iniciado em fins dos anos '90, com filmes como "Moulin Rouge" ou "Chicago" a serem premiados com nomeações e mesmo Oscars da Academia.

Contudo, "Sweeney Todd" apresenta-nos uma versão muito, muito obscura e sangrenta do lado mais negro da alma humana. É um filme centrado na ideia obcessiva de vingança, de podridão, de treva. E o realizador transporta todos estes sentimentos para os cenários onde filma, trazendo-nos assim uma Londres como nunca a tínhamos visto - uma cidade que guarda em si o pior do ser humano.

Johnny Depp e Helena Bonham-Carter são perfeitos na construção dos seus papéis. De acrescentar que ambos (à semelhança dos outros actores que também fazem parte do elenco do filme) cantam nesta película, o que confere mais veracidade às suas interpretações. Sweeney Todd, antes conhecido como Benjamin Barker, regressa do exílio extremamente mudado, decidido a conseguir vingança por tudo o que lhe houvera sido injustamente roubado. Mrs. Lovett será a sua aliada, num percurso cada vez mais descendente até ao limite da condição humana.

Contudo, apesar de se impressionar a audiência com um verdadeiro banho de sangue, "Sweeney Todd" termina com uma nota de verdadeira rendição. Como se, mesmo após toda esta viagem interior, fosse possível encontrar algum sentimento, algum amor no ser humano.

Vale a pena ver esta nova colaboração entre Depp e Burton. Vale a pena acreditar que, mesmo que apenas no fim, nos podemos redimir.

Sem comentários: