domingo, novembro 11, 2007

Notícias: Manoel de Oliveira no Porto

O cineasta português mais conhecido da actualidade visitou recentemente a cidade do Porto, a sua cidade natal, com o objectivo de visionar duas das suas obras centradas na capital do Norte.

Manoel de Oliveira começou há cerca de 70 anos a dar os primeiros passos no mundo do cinema, com a longa-metragem "Douro Faina Fluvial". Já em 2001, regressa aos cinemas com o filme "Porto da minha infância" - e são exactamente estas as duas obras que estiveram em exibição no cinema Passos Manuel.

O cineasta procura minimizar as aclamações que o apresentam como o "mestre", um "génio do cinema actual", afirmando que é apenas alguém com uma visão do mundo. De facto, em ambas as películas menionadas, são apresentadas visões da cidade onde Manoel cresceu, embora ambas sejam notoriamente diferentes. Em "Douro Faina Fluvial", « há uma cena cruzada, um barco, um automóvel, um avião e um comboio, uma ideia não declarada, era o tempo do fascismo», afirma o realizador. Já sobre "Porto da minha infância", diz tratar-se de «apenas lembranças».

Fonte: http://www.iol.pt/cinema/noticia.php?id=877818&div_id=2903

Sem comentários: