quarta-feira, maio 23, 2007

Notícias: World Cinema Foundation fundada por Scorsese

Cineastas de vários cantos do mundo, liderados por Martin Scorsese, fundaram na passada terça-feira (22 de Maio) a "World Cinema Foundation". Trata-se de um organismo sem quaisquer fins lucrativos, que pretende, acima de tudo, "proteger, recuperar e divulgar o património cinematográfico mundial" (tal como avança o "Diário Digital").

Para além de Martin Scorsese, podemos ainda encontrar nomes como Stephen Frears (realizador do filme "A Rainha"), Alfonso Cuarón (que dirigiu o terceiro filme da saga "Harry Potter), Alejandro González Iñárritu (realizador do filme "Babel") e ainda o brasileiro Walter Salles, Wong Kar Wai (de Hong Kong), entre muitos outros.

Nas palavras de Martin Scorsese, «Falta tenacidade por parte dos cineastas, é isso que eu estou a tentar despertar com esta fundação». Assim, pretende-se que cada realizador procure dinamizar acções de recuperação de fitas antigas, bem como filmes raros ou indisponíveis para venda do seu país de origem.

É, de facto, de louvar tal atitude por parte de cineastas tão conhecidos no meio. Há muito que descobrir - e redescobrir - da história do cinema, pelo que quaisquer esforços no sentido de trazer para o conhecimento do público tais obras merece destaque.

O anúncio da criação da World Cinema Foundation foi feito em Cannes, durante o festival que ainda decorre.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=14&id_news=277440

Sem comentários: