terça-feira, maio 15, 2007

Notícias: Festival de cinema de Cannes começa amanha!

"A cada um o seu cinema"

Este será o mote para a 60ª edição do famoso festival de cinema de Cannes. A cidade francesa será, este ano, palco do que já é considerado um dos mais fortes certames de sempre.

Pelo Grand Théâtre Lumière passarão inúmeras figuras de destaque do panorama cinematográfico actual, e serão também exibidos diversos filmes. Destes, o mais antecipado é, necessariamente, «A cada um o seu cinema». Este filme é composto por diversas curtas metragens de vários realizadores, inclusive o português Manoel de Oliveira. A título de curiosidade, o seu excerto subordina-se ao tema "A sala de cinema".

Em termos de filmes em competição, de referir a diversidade da proveniência dos mesmos, sendo que encontramos películas oriundas dos Estados Unidos, Ásia e também Europa - com destaque para a produção francesa. Ao todo, serão vinte e nove filmes em competição.

Por outro lado, em Cannes procura-se também promover os mais recentes filmes - e possíveis futuros sucessos de bilheteira. Deste modo, a edição deste ano do festival conta com a presença de George Clooney, Brad Pitt (promovendo o seu mais recente "Ocean's 13"), Leonarod DiCaprio (pelo seu documentário, "The eleventh hour") e Angelina Jolie (em promoção do seu filme baseado na história de Daniel Pearl, "A mighty heart"), entre outros.

O Festival de Cannes encerra dia 26de Maio, sendo que, na véspera, terá lugar uma reunião de ministros da Cultura da Europa , com o objectivo de debater o tema "Que futuro para o cinema europeu?"

Fontes:

Sem comentários: