domingo, dezembro 17, 2006

Resumo de Aula Teórica: Públicos de Televisão, em Daniel Dayan

Na sua obra Televisão: das Audiências aos Públicos, Daniel Dayan levanta uma questão central, acerca do melhor conceito a aplicar aos espectadores de televisão (públicos ou audiências).

Chama-se a atenção para as definições de conceitos anteriormente dadas nesta cadeira. Daniel Dayan introduz, então, um conceito novo: o de “quase público”. Este possui três características centrais:
  • Existência fugaz
  • Temporalidade
  • Presença intersticial

Tal conceito é aplicado (sobretudo) em tv, uma vez que o público tem uma existência duradoura, o que, neste meio, não acontece.

Podemos, então, falar em três tipos de público:

  • Público político
  • Fãs
  • Públicos de gosto

Dayan apoia-se, também, numa definição de público quase filosófica, do autor Pierre Sorlin. Este define seis características de público:

  • Público como um meio
  • Capacidade de deliberação interna
  • Capacidade de performance
  • Defesa de valores/gostos
  • Exigência dos gostos
  • Forma reflexiva

O quase público só passará a público em determinadas (e raras) situações, tais como a manifestação pública da sua posição, através da entrada em determinado grupo.

Assim, em Dayan, a noção de quase público “ilumina” a nova definição de público, que consiste nas seguintes caregorias:

  • Públicos de fãs
  • Públicos da tv cerimonial / dos mega – eventos
  • Públicos de elites dos media europeus
  • Media de imigração

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