sexta-feira, outubro 27, 2006

Resumo da Aula Teórica: Públicos de Cultura

Os estudos de cultura constituem uma área de estudo relativamente recente, tendo pouco mais de dez anos. Trabalhos realizados nesse âmbito assentam, em geral, na metodologia do inquérito, usando, por vezes, entrevistas como técnica complementar.
Na área de estudos de cultura, existe uma grande diversidade de definições de públicos de cultura e de práticas culturais. Entre elas, encontram-se as de:

Idalina Conde: de acordo com esta autora, públicos culturais poderão dividir-se em:

  • Clientelas habituais
  • Públicos ganhos por estratégias de captação
  • Conjunto difuso de utentes ou visitantes

Relativamente a práticas culturais, a autora apresenta a seguinte divisão:

  • Endo-domiciliares
  • Exo-domiciliares

    Rui Telmo Gomes: para o autor, públicos culturais podem dividir-se em dois grupos distintos:
  • Público cultivado
  • Público distraído
  • Público displicente

Quanto a práticas culturais, são consideradas três divisões:

  • Práticas culturais domésticas
  • Práticas culturais de convivialidade
  • Práticas culturais de saída

    Garcia e López: segundo estes autores espanhóis, os públicos culturais dividem-se em quatro categorias:
  • Omnívoros
  • Esporádicos
  • Populares
  • Snobs

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