sexta-feira, outubro 27, 2006

"Públicos da Cultura", Rui Telmo Gomes(texto 4 da sebenta)

Na sua obra "Públicos de Cultura", Rui Telmo Gomes apresenta algumas ideias sobre o processo de constituição de públicos culturais. O autor centra-se em estudos realizados pelo Observatório das Actividades Culturais, nomeadamente os que incidiram sobre o Festival Internacional de Teatro de Almada e o Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.
Em ambos os estudos, a informação foi, sobretudo, recolhida através da técnica de inquérito por questionário. Este método revelou factores que explicam as práticas culturais; verifica-se, também, a existência de correlação entre qualificações e práticas culturais.
Um estudo francês debruçou-se sobre variadas transformações das práticas culturais. Em tal estudo, foi realizado um inquérito, como forma de detectar tendências e identificar factores de distinção simbólica. Um dos aspectos teórico-metodológicos relevantes é a combinação de práticas e perfis dos praticantes.
Em Portugal, realizou-se um estudo em seis cidades. Os resultados demonstraram que, quando é identificado o perfil social do consumidor regular, ocorrem transformações quanto às formas de relação com a cultura e quanto à constituição do gosto. Denota-se, ainda, uma tendência relativamente aos praticantes culturais: estes tendem a ser jovens com estudos elevados.
Acerca do evento Porto 2001, capital europeia da cultura, fez-se uma análise do processo de recrutamento de públicos, correlacionando o perfil social e as práticas culturais. A análise permitiu identificar grupos diferentes, num contexto homogeneizado, como é o caso de Portugal. Tais grupos são:
  • Público cultivado
  • Público retraído
  • Público displicente

Num estudo sobre o Festival Internacional de Teatro de Almada, os segmentos de público foram analisados relativamente ao grau de fidelização dos espectadores quanto ao evento, tendo-se identificado desde públicos incondicionais a estreantes. No caso deste festival, a partir da consolidação do público, o evento foi-se desenvolvendo e crescendo.

Sem comentários: