O Cinema no Mundo deseja a todos uma Páscoa muito Feliz! E como sugestão, fica o segundo capítulo da mini-série televisiva A Bíblia, exibida pela SIC e com o actor português Diogo Morgado no papel de Jesus.
Na segunda semana de férias da Páscoa, os espectadores nacionais elegeram um filme de animação como o favorito. Os Croods foi visionado por mais de 100 mil espectadores em apenas sete dias de exibição.
Vejamos quais os restantes filmes mais vistos em Portugal ao longo da semana de 21 a 28 de Março!
Os Croods
Vigarista à vista
A idade da loucura
Comboio nocturno para Lisboa
O grande e poderoso
Jack o caçador de gigantes
As fantásticas aventuras de Tad
Snitch - O infiltrado
Efeitos secundários
Bala certeira
A lista completa dos filmes mais vistos ao longo da mencionada semana pode ser consultada no seguinte link:
Com data de estreia prevista para o final de Julho deste ano, The Wolverine já tem o primeiro trailer disponível. Hugh Jackman retoma o papel de Logan numa película que tem como principal cenário o Japão.
Realizado por James Mangold, o filme inclui ainda Svetlana Khodchenkova e Hyroyuki Sanada no elenco.
Trata-se de um dos grandes nomes da política indiana do século XX, e continua a ser tido por muitos como um exemplo a seguir. Mahatma Gandhi, assassinado em 1948, já teve direito a diversos filmes que procuram mostrar ao mundo a sua história.
Desta feita, encontra-se em preparação mais uma película sobre Gandhi. Mais precisamente, o argumento do filme centrar-se-á nos planos para assassinar o activista indiano, que acabaria por morrer em Nova Deli.
Com realização de Siddharth Sengupta, o filme será uma adaptação de um livro escrito por um autor indiano. A película deverá intitular-se The men who killed Gandhi (tal como o livro que lhe deu origem) e tem o início da rodagem previsto para Agosto deste ano, devendo por isso chegar às salas de cinema em Janeiro de 2014.
Os realizadores neo-zelandeses têm vindo a dar que falar. Depois de Peter Jackson conquistar um imenso sucesso com as adaptações cinematográficas das obras de J.R.R. Tolkien, temos esta semana em estreia o trabalho de Andrew Niccol.
Nómada é a versão em cinema da obra homónima de Stephenie Meyer, mais conhecida por ser a autora dos livros da saga Twilight. Trata-se de uma história de ficção científica que conta com nomes conhecidos da sétima arte. Entre o elenco, encontramos, por exemplo, Diane Kruger, Saoirse Ronan, Frances Fisher, William Hunt e Booken Woodbine, entre outros.
Vejamos agora um breve resumo do argumento deste Nómada, seguindo-se o respectivo trailer!
«Melanie Stryder é uma dos últimos sobreviventes que resiste, arriscando a sua vida pelas pessoas que ama - Jared, Ian, o seu irmão Jamie e o seu tio Jeb - provando que o amor pode conquistar tudo.»
Na última semana de férias da Páscoa, os filmes que chegam às salas de cinema são vários, mas os géneros não diferem muito. Ficção científica, drama, romance e drama são os pratos fortes desta quinta-feira de estreias.
Vejamos então quais os filmes que chegam hoje às salas de cinema!
Depois de Seth MacFarlane, já se fazem suposições sobre quem irá apresentar os Oscars 2014. O nome mais falado é Justin Timberlake.
Embora ainda sem qualquer confirmação por parte da Academia de Hollywood, a hipótese de ser o cantor e actor a apresentar a cerimónia parece agradar a muita gente. De acordo com o jornal norte-americano National Enquirer, Justin já terá sido contactado por uma fonte da Academia, encontrando-se agora em conversações para aceitar tal responsabilidade.
Certezas, essas surgirão apenas em Outubro, quando será oficialmente anunciado o nome daquele que irá apresentar a cerimónia mais importante do mundo do cinema.
A 86ª edição dos Oscars realizar-se-á no princípio de Março do próximo ano.
Depois de protagonizar diversos filmes nos últimos tempos, Ryan Gosling anunciou que pretende agora fazer uma pausa na sua carreira.
O actor canadiano, de 32 anos, explicou que ser protagonista implica uma pressão extra sobre o trabalho que desenvolve e que acabou por perder perspectiva acerca do que faz. Desta forma, Ryan adiantou que pretende aproveitar esta pausa para reavaliar o que tem feito ao longo da carreira e para fazer com que os espectadores não se cansem da sua imagem.
Recorde-se que, após o enorme sucesso que foi a adaptação cinematográfica de O diário da nossa paixão, em 2004, a carreira de Ryan Gosling nunca mais parou. O actor integrou o elenco de películas como Half Nelson - Encurralados, Blue Valentine - Só tu e eu, Nos idos de Março, Força anti-crime e Only God Forbides. Mais recentemente, Ryan decidiu lançar-se na realização, com o drama How to catch a monster.
World War Z é o projecto mais recente de Brad Pitt. Trata-se de um filme de ficção científica que relata uma invasão de zoombies ao nosso planeta. Tal invasão ameaça a vida de toda a humanidade.
O filme tem realização de Marc Forster e conta com Mathew Fox, Mireille Enox, Eric West e diversos outros, para além do já mencionado Brad Pitt. Este último interpreta o papel de Jerry Lane, um funcionário das Nações Unidas que, inesperadamente, se vê envolvido numa inesperada situação de estado de sítio. Jerry tem de lutar pela sobrevivência e a da sua família, numa luta desesperada contra o tempo.
Com data de estreia marcada para 20 de Junho, no nosso país, World War Z tem vindo a despertar o interesse e a curiosidade entre os cinéfilos. Chegam agora as primeiras imagens deste filme.
Em semana de férias da Páscoa, os filmes de géneros mais leves fizeram sucesso entre os espectadores de cinema do nosso país. A comédia Vigarista à vista chegou assim ao primeiro lugar dos filmes mais vistos, tendo sido visionado por mais de 30 mil espectadores.
Vejamos agora quais os restantes filmes mais vistos ao longo da semana de 14 a 20 de Março!
Vigarista à vista
Oz, o grande e poderoso
As fantásticas aventuras de Tad
Jack o caçador de gigantes
Die hard - Nunca é tarde para morrer
Efeitos secundários
Snitch - O infiltrado
Mamã
Aguenta-te aos 40!
Argo
A lista completa com todos os filmes mais apreciados pelos espectadores de cinema nacionais pode ser consultada no seguinte link:
Conhecida por diversos projectos cinematográficos de sucesso, Andy MacDowell está agora em Portugal. O objectivo desta visita é "baptizar" um dos novos navios da empresa Douro Azul. Andy MacDowell é, juntamente com Sharon Stone, uma das madrinhas destes navios.
Em conversa com os jornalistas, a actriz mostrou-se impressionada com a beleza da cidade do Porto. Andy MacDowell afirmou mesmo que a considera uma cidade deslumbrante e muito cinematográfica.
A actriz americana visitou Portugal pela segunda vez, desta feita na companhia da filha, com quem este ano irá participar na película Mother's day.
Também Sharon Stone esteve de visita ao nosso país, tendo participado numa cerimónia simbólica de baptismo dos navios.
Bruno Ganz foi o actor responsável por interpretar o papel de Adolf Hitler no polémico filme de 2004A queda. Agora, chega a notícia de que o actor suíço irá vestir a pele de um Papa, na mais recente série de TV do canal Showtime.
Trata-se da série The Vatican, produção que procura acompanhar a vida do Para Sisto VI, de origem alemã, no Vaticano.
O elenco da série, cujas filmagens deverão começar em breve, inclui ainda nomes como Anna Friel, Ewen Bremner e Kyle Chandler.
Muito se falou já de Comboio nocturno para Lisboa. O filme conta com a participação dos actores portugueses Nicolau Breyner e Adriano Luz, bem como outros de diversas outras origens.
Com realização entregue ao dinamarquês Bille August, o filme conta ainda com Beatriz Batarda, Bruno Ganz, Jack Huston, Mélanie Laurent, Charlotte Rampling e os veteranos Jeremy Irons e Christopher Lee.
Vejamos um pouco mais do argumento deste filme, seguido do respectivo trailer!
«Um dia, um livro de Amadeu de Prado, um misterioso actor português, e um bilhete de comboio caem nas mãos de Raimund Gregorius, um discreto professor de latim que reside em Berna, na Suíça. O livro desencadeia um choque de cultura em Raimond, que decide deixar tudo para trás e apanhar o comboio para Lisboa para descobrir mais sobre o autor, um aristocrata rebelde que esteve envolvido com as forças da resistência que estiveram na origem da Revolução dos Cravos. O livro coloca as mesmas perguntas que têm assombrado Raimund há anos: "Existe um segredo debaixo da superfície da actividade humana?", "E se nós apenas vivemos uma parte do que temos dentro de nós, o que é que acontece ao resto?".
À medida que desfia a vida de Amadeu de Prado, Gregorius revive a sua própria vida.»
Com uma programação deveras ambiciosa, arranca hoje mais uma edição da festa do cinema italiano. Desta feita, a programação pretende exibir uma grande diversidade de filmes de série B, bem como marcar os 50 anos de existência das películas 8 1/2, de Federico Fellini e ainda O Leopardo, de Luchino Visconti.
Com exibições distribuídas entre o Cinema São Jorge e o Teatro de Bairro, em Lisboa, o festival irá manter o seu carácter itinerante, pelo que irá seguir viagem por terras como Coimbra, Porto, Funchal, Loulé e ainda Luanda, em Angola.
Para conhecer todas as novidades da programação deste festival, basta consultar a página oficial do certame:
Corria o ano de 1963. Com diversos acidentes de percurso e rios de tinta gastos a dar conta da notícia do romance entre Elizabeth Taylor e Richard Burton, Cleópatra conseguiu terminar a fase de filmagens e chegar às salas de cinema 34 milhões de euros mais tarde.
Assinala-se este ano meio século de existência desta mítica película, que deverá agora ter direito a um remake. Embora ainda não existam quaisquer certezas em relação a um possível elenco, fala-se em Angelina Jolie como uma possível "candidata" a substituir Elizabeth Taylor no papel de rainha do Egipto.
Relativamente a este remake, concretamente existe apenas um argumento concluído. Fala-se ainda na possibilidade de Ang Lee ser o responsável por realizar este trabalho.
É o primeiro dia de férias da Páscoa, e as estações de televisão também se preparam para marcar esta quadra.
A SIC, por exemplo, já fez anunciar que exibirá a série norte-americana na qual Diogo Morgado vestiu a pele de Jesus. A série, intitulada The Bible, bateu records de audiências nos EUA, tendo o actor português merecido rasgados elogios por parte dos espectadores norte-americanos. O actor foi mencionado como o Jesus mais sexy de sempre na televisão.
A série, que tem um total de dez episódios, será exibida pelo canal de Carnaxide a partir de quinta-feira santa, dia 28 de Março.
O mais recente trabalho do realizador Sam Raimi conseguiu conquistar o público nacional. O grande e poderoso passou assim a ser o filme mais visto em Portugal ao longo da semana de 7 a 13 de Março, tendo sido visto por mais de 29 mil espectadores.
Vejamos agora quais os restantes filmes mais vistos ao longo dessa semana!
O grande e poderoso
Die hard - Nunca é tarde para morrer
Mamã
Efeitos secundários
Aguenta-te aos 40!
Argo
Força anti-crime
Lincoln
Criaturas maravilhosas
The last stand - o último desafio
Para consultar a lista completa dos restantes filmes mais vistos, pode consultar-se a página publicada pelo ICA, no seguinte link:
Depois de um longo compasso de espera, eis que já se conhece o nome do realizador responsável por dirigir Parque Jurássico 4.
13 anos após a estreia cinematográfica da primeira aventura no parque temático dedicado aos dinossauros, sabe-se que o quarto filme da saga será realizado por Colin Trevorrow. O nome gerou alguma surpresa, uma vez que este realizador tem apenas uma longa metragem no currículo. Trata-se do filme independente intitulado Safety not guaranteed.
Parque Jurássico 4 terá a produção entregue a Steven Spielberg, que realizou os três primeiros filmes da saga. Quanto ao argumento, será assinado por Amanda Silver e Rick Rafa.
Depois de ter sido cancelada, a série televisivaVeronica Mars não foi esquecida pelos fãs. Assim, realizou-se entre estes uma campanha de recolha de fundos para a realização de uma película cinematográfica baseada nesta série.
Neste momento, e após mais de 2,7 milhões de dólares reunidos num record de apenas um dia, eis que esta iniciativa tem luz verde por parte dos estúdios da Warner Bros.
O realizador da série, Rob Thomas, mostrou-se surpreendido e agradecido por este feito, que permite agora que se passe o sucesso para além da televisão.
O filme baseado na série televisiva que tinha como protagonista Kristen Bell deverá começar a ser rodado no Verão, devendo assim estrear nos cinemas já em 2014.
Dwayne "The Rock" Johnson prossegue a sua carreira cinematográfica somando sucessos. O mais recente chega hoje às nossas salas de cinema e intitula-se Snitch - Infiltrado.
A juntar-se ao elenco deste filme de acção temos ainda Susan Sarandon, Barry Pepper, Benjamin Bratt e Harold Perrineau, entre diversos outros. A realização foi entregue ao americano Rick Roman Waugh.
Vejamos então um breve resumo do argumento deste Snitch - Infiltrado, seguindo-se o respectivo trailer.
«Dwayne Johnson interpreta o papel de um pai cujo filho adolescente foi injustamente acusado de um crime de tráfico de droga e arrisca-se a uma sentença mínima de dez anos. Desesperado e determinado a resgatar o filho a todo o custo, ele faz um acordo para trabalhar numa perigosa missão, como informador infiltrado junto de traficantes de droga e arriscando tudo - incluindo a própria vida.»
Chegamos a mais uma quinta-feira de estreias! E desta feita são diversos os filmes que hoje chegam às nossas salas de cinema. Documentários, filmes de acção, comédias e dramas são alguns dos géneros que nos trazem os filmes em estreia.
Depois de Lincoln, Steven Spielberg volta a arregaçar as mangas. O realizador já se encontra a preparar um novo trabalho, que desta feita deverá ser filmado na Índia, mais precisamente na região de Caxemira.
Em visita à capital indiana, Spielberg afirmou que se encontra no país em busca de locais onde possam decorrer as filmagens. O realizador adiantou ainda que embora o argumento já se encontre concluído, ainda não foram escolhidos quaisquer nomes para o elenco, sendo igualmente uma incógnita o nome que receberá a responsabilidade de realizar este trabalho.
Spielberg afirmou também que os estúdios da Dreamworks, dos quais é detentor, serão os responsáveis pela produção do filme, em parceria com um estúdio local.
O título do trabalho ou quaisquer eventuais datas de lançamento não foram avançadas.
A 2ª Guerra Mundial acabou por trazer imensos estrangeiros ao nosso país. Muitos deles encontraram refúgio por terras soalheiras do Estoril, região que acabou por ganhar fama e glamour.
É este contexto histórico que vamos encontrar numa produção cinematográfica de grande escala. Trata-se de uma co-produção luso-húngaro-americana que percorre diversos países e que conta uma história de amor verídica entre uma jornalista norueguesa e um aristocrata húngaro. Os dois conheceram-se em Budapeste e acabaram por casar, tendo no entanto de fugir aos horrores da 2ª Guerra Mundial. Foi então que acabaram por fugir para o Estoril, durante os anos 1940. Esta história deu origem a um romance intitulado "Uma vontade Indomável", e que foi escrito pela própria protagonista. O romance servirá de base ao argumento do filme
Embora ainda não se saibam nomes relativos ao elenco que irá dar corpo aos protagonistas desta película, sabe-se que já se procuram locais de filmagens por terras da Costa do Sol.
Foram superadas as expectativas no que diz respeito à 33ª edição do FantasPorto. Com um total de mais de 40 mil visitantes, o certame premiou o mais recente trabalho do realizador Andy Muschietti, que se trata da película de terror intitulada Mamã.
A mencionada película arrecadou os galardões de melhor filme, melhor realizador e ainda o de melhor actriz principal, que foi entregue à americana Jessica Chastain.
Nesta edição foram ainda assinalados os 70 anos passados desde o lançamento do filme Aniki Bobó, de Manoel de Oliveira. O realizador centenário foi então homenageado.
Na cerimónia de entrega dos prémios, Mário Dorminsky reiterou a necessidade de continuar a haver festivais do género no norte do país, de modo a diminuir as diferenças existentes entre o norte e o sul de Portugal.
Para consultar todos os premiados, bem como mais informações sobre o FantasPorto 2013, basta consultar o site oficial do certame:
Mais uma vez, Bruce Willis continua a fazer sucesso e conquistar o público de cinema no nosso país, sendo que o seu mais recente trabalho continua a ser o filme mais visto por terras Lusas. Die Hard - Nunca é tarde para morrerjá foi visto por mais de 98 mil pessoas no nosso país.
Vejamos então quais os restantes filmes mais vistos ao longo da semana de 28 de Fevereiro a 6 de Março!
Die Hard - Nunca é tarde para morrer
Aguenta-te aos 40!
Força Anti-Crime
Criaturas Maravilhosas
Argo
Lincoln
The last stand - o último desafio
Cidade dividida
Django libertado
Comédia explícita - Movie 43
Para consultar a lista completa dos filmes mais vistos ao longo da mencionada semana, basta ver o seguinte link:
Bruce Willis e os seus filmes de acção continuam a conquistar fãs por terras portuguesas, e o seu mais recente trabalho vem prová-lo mais uma vez. Die Hard - Nunca é tarde para morrer permanece no primeiro lugar dos filmes mais vistos por terras nacionais e já foi visto por mais de 79 mil espectadores.
Vejamos então quais os restantes filmes mais vistos ao longo da semana de 21 a 28 de Fevereiro!
Die Hard - Nunca é tarde para morrer
Aguenta-te aos 40!
Força anti-crime
Lincoln
O impossível
Django libertado
Cidade dividida
Comédia explícita - Movie 43
Argo
Guia para um final feliz
Para consultar a lista completa dos filmes mais vistos ao longo da mencionada semana, basta ver o seguinte link do ICA:
Já na sua quarta edição, o FESTin - Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa volta a ocupar o Cinema São Jorge, em Lisboa. Este ano, estão já prometidas diversas novidades.
Com a exibição de 80 filmes, o FESTin exibirá uma maratona de documentários, bem como uma mostra dedicada ao público infanto-juvenil. Destaque também para a exibição de cinema angolano e ainda para o primeiro encontro internacional de jornalistas de cinema, promovido no contexto deste evento.
Além das novidades, teremos ainda a já habitual exibição de cinema brasileiro, bem como a competição pelos prémios de melhor curta e longa metragens.
As proveniências dos filmes em exibição são extremamente diversas, havendo filmes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
O principal objectivo deste festival é fortalecer os laços culturais existentes entre os países de cultura lusófona. O FESTin realiza-se entre os dias 3 e 10 de Abril e a organização encontra-se optimista relativamente à afluência de espectadores.
Para acompanhar todas as novidades acerca deste festival, basta consultar a página oficial do FESTin: