sexta-feira, setembro 30, 2011

Notícias: Novas imagens de Kristen Stewart nas filmagens de "Snow White and the Huntsman"

  
 
 
No papel de Branca de Neve, Kristen Stewart surge aqui caracterizada para o seu próximo filme. Centrado na relação entre a jovem ameaçada de morte e o caçador a quem é dada a ordem de a matar, o filme conta ainda com Charlize Theron no papel de Bruxa Má e Chris Hemsworth na pele do Caçador.

O filme deverá estrear em 2012.

quinta-feira, setembro 29, 2011

Filme em estreia: "A cada dos sonhos"

Poster de «A Casa dos Sonhos»
Um elenco recheado de estrelas é um dos pontos fortes deste thriller que hoje chega às nossas salas de cinema. "A casa dos sonhos" conta com a participação de Daniel Craig, Rachel Weisz, Naomi Watts e Marton Csokas.

Embora com um argumento um pouco repetitivo no que toca a estre género de filmes, "A casa dos sonhos" promete ser um thriller a não perder. A realização ficou a cargo de Jim Sheridan.

Em seguida fica o resumo do argumento deste filme, seguido do respectivo trailer!

«Will Atenton, um publicitário de sucesso, demite-se do seu trabalho em Manhattan para se mudar com a sua mulher e as suas duas filhas para uma cidade em New England. Mas, enquanto se preparam para uma nova vida, descobrem que a sua casa perfeita foi palco do assassinato de uma mãe e dos seus dois filhos, e que a cidade inteira acredita que os crimes foram cometidos pelo marido, o único sobrevivente. Quando Will começa a investigar, as suas únicas pistas vêm de Ann Paterson (Watts), uma vizinha que era próxima da família que morreu. Juntos, Will e Ann, terão de descobrir quem assassinou a família da casa dos sonhos de Will.»
 
 

Estreias da semana!!

Os thrillers estão de regresso às salas de cinema. Com seis estreias a chegar a Portugal, temos ainda um documentário de origem nacional, com o apelativo nome "Voodoo".

Vejamos agora quais as estreias desta semana!

quarta-feira, setembro 28, 2011

Notícias: Michelle Williams distinguida com o prémio de melhor actriz

Com diversos filmes premiados na carreira, Michelle Williams vai receber mais uma distinção. Desta feita, trata-se do prémio "Actriz do Ano".

O galardão, atribuido no contexto do Hollywood Film Festival, a decorrer na meca do cinema no próximo mês de Outubro, premeia Michelle pelos seus desempenhos ao longo da carreira. Entre estes, destacam-se os que já lhe valeram nomeações para os Oscars: "Blue Valentine - Só tu e eu" e "O segredo de Brokeback Mountain".

Mais recentemente, a actriz vestiu a pele de Marylin Monroe, na película "My week with Marylin". O filme já tem vindo a gerar muita curiosidade junto dos fãs da Sétima Arte. Também neste ano, Michelle completou as filmagens de "Take this waltz", de Sarah Polley, e "O atalho", de Keith Reichardt.

Antevisão: "War Horse"




É este o mais recente poster promocional de "War horse". Trata-se de um trabalho de Steven Spielberg que tem gerado grande curiosidade entre os fãs de cinema. Há inclusivamente quem já fale de mais uma nomeação aos Oscars, mesmo antes de conhecer o trabalho final de Spielberg.

O filme leva-nos até ao início do século XX, em Inglaterra. No rebentar da 1ª Guerra Mundial, um simples rapaz vê o seu cavalo ser levado para ser usado o conflito. Pouco depois, o próprio rapaz alista-se e parte para a guerra.

A estrear em vésperas de Natal, este promete ser um filme que apela à emoção e que aposta fortemente em valores como a amizade e a lealdade. Pelo trailer, "War Horse" promete ainda ser mais um épico a não perder.

terça-feira, setembro 27, 2011

Antevisão: "A Dangerous Method"

Depois de trabalhar com David Cronenberg em "Eastern Promises" e "Uma história de violência", Viggo Mortensen regressa com um filme que o traz na pele de um dos fundadores da psicanálise.

Trata-se de uma película que conta a história que uniu Karl Jung a Sigmund Freud, num estudo que acabou por levá-los à intrigante Sabina Spielrein.

Com um elenco de luxo, este "A Dangerous Method" conta com presença do já mencionado Viggo Mortensen, bem como Michael Fassbender, Keira Knightley e Vincent Cassel.

Fica o trailer deste filme!

segunda-feira, setembro 26, 2011

Notícias: Instituto Cervantes promove ciclo de cinema

Entre os próximos dias 27 de Setembro a 18 de Outubro, o Instituto Cervantes vai promover um ciclo de cinema dedicado às mulheres.

Intitulado "Série, espaço feminino. À procura de outras mulheres", este ciclo consiste na exibição de quatro documentários. Em comum surge o facto de todos eles procurarem mostrar diferentes aspectos da realidade feminina.

A distribuição da exibição destes documentários faz-se da seguinte forma:
  • 27 de Setembro: «Danza en Libertad. Las Últimas Devadasis» (2009), de Ana Pinilla
  • 4 de Outubro: «Princesa de África» (2007), de Juan Laguna
  • 11 de Outubro: «Tapologo» )2007), de Gabriela e Sally Gutiérrez Dewar
  • 18 de Outubro: «Ellas Cuentan » (2007), de Olga Latorre

domingo, setembro 25, 2011

Filmes mais vistos: semana de 15 a 21 de Setembro

O novo filme de Woody Allen parece ter conquistado os cinéfilos nacionais. "Meia noite em Paris" já chegou ao primeiro lugar dos filmes mais vistos por terras lusas, somando mais de 49 mil espectadores.

Vejamos agora quais os dez filmes mais vistos em Portugal na semana de 15 a 21 de Setembro!
  1. Meia noite em Paris
  2. Cuidado com o que desejas
  3. Colombiana
  4. Os Smurfs
  5. Amigos coloridos
  6. O guarda do zoo
  7. Pearl Jam twenty
  8. Capuchinho Vermelho - a nova aventura
  9. O último destino 5
  10. Spy Kids - todo o tempo do mundo
A lista completa dos filmes mais vistos na mencionada semana pode ser consultada no seguinte link:

sábado, setembro 24, 2011

Notícias: Karl Urban regressa como Lord Vaako

Karl Urban ainda não é um nome muito conhecido pelas lides do cinema. Isto apesar de já ter interpretado papéis de alguma relevância em filmes como "Star Trek", "Doom" ou "Supremacia". Agora, o actor prepara-se para voltar a integrar o elenco da sequela de "As crónicas de Riddick", filme no qual já tinha interpretado uma das personagens principais.

Lord Vaako é o nome da personagem que caberá ao actor neo-zelandês. Karl é o segundo nome conhedico no elenco desta sequela, depois de Vin Diesel ter igualmente confirmado que irá dar continuidade à história de Riddick.

Sabe-se que o projecto será realizado por David Twohy mas ainda se desconhecem mais pormenores acerca da sequela em questão.

Karl Urban encontra-se agora em preparação para o princípio das filmagens de outra sequela: "Star Trek 2".

sexta-feira, setembro 23, 2011

Notícias: Prémio de carreira entregue a Stevem Spielberg

Steven Spielberg é um dos nomes mais afamados e reconhecidos de Hollywood nos tempos que correm. Realizador, produtor e argumentista, Spielberg vai agora receber o prestigiado prémio "David O. Selznick", entregue pela Producers Guild of America.

Selznick foi o produtor responsável pelo enorme sucesso de "E tudo o vento levou", trabalho que acabou por distingui-lo no universo cinematográfico e que levou à atribuição do seu nome ao prémio que distingue o mérito de carreira de um produtor.

Quanto a Spielberg, pouco há a acrescentar: sabe-se que é o nome por detrás de alguns dos maiores sucessos cinematográficos da Sétima Arte, tais como "Tubarão", "Parque Jurássico", "Indiana Jones" ou "Inteligência Artificial". Spielberg já afirmou sentir-se muito honrado com tal prémio, que já foi entregue a produtores como Jerry Bruckheimer ou Clint Eastwwood.

A cerimónia de entrega dos prémios serão entregues a 21 de Janeiro, em Los Angeles.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Filme em estreia: "A morte de Carlos Gardel"

Poster de «A Morte de Carlos Gardel»
O cinema português está em destaque esta semana. Em "A morte de Carlos Gardel", temos um filme que, apesar de não ser da autoria de um realizador nacional, baseia-se no romance homónimo de António Lobo Antunes.

No elenco, contam-se nomes nacionais como os de Teresa Gafeira, Elmano Sancho, Celia Williams e ainda o veterano Ruy de Carvalho. A realização ficou a cargo do sueco Solveig Nordlund.

Vejamos agora qual a história deste "A morte de Carlos Gardel", seguida do respectivo trailer!

«A história de Nuno, um jovem toxicodependente em coma, a morrer num hospital. Durante os dois dias em que se encontra entre a vida e a morte, cada um dos familiares evoca junto a ele uma teia de recordações do passado, através das quais percebemos o presente de Nuno. Álvaro e Cláudia, os pais divorciados e as suas novas relações disfuncionais, Graça, a tia médica que nunca terá filhos porque vive com Cristiana, todos eles se sentem culpados pelo estado de Nuno, pelos desalentos da vida, mas também pelos sonhos que criaram. O pai, Álvaro, apaixonado por tango, recusa-se a aceitar a morte de Nuno, deixando-se levar numa espiral de delírio e confundindo um imitador com o seu cantor de tango argentino favorito, já desaparecido: Carlos Gardel.»
 

Estreias da semana!

Diversidade é a palavra de ordem esta semana. Isto porque os filmes que hoje chegam às salas de cinema são de muitas e diferentes proveniências, bem como de diferentes géneros.

Vejamos então quais as estreias desta semana!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Antevisão: Lisbon & Estoril Film Festival 2011

Começou modestamente, ocupando apenas as salas de cinema do Casino Estoril, mas depressa se expandiu. Naquela que será apenas a 5ª edição, o Estoril Film Festival ganha novo fôlego e chega agora à capital.

Repabtizado como "Lisbon & Estoril Film Festival 2011", este festival arranca com a edição mais ambiciosa de sempre. Antestreias de luxo e presenças reconhecidas internacionalmente são apenas alguns aperitivos já anunciados.

"The ides of March", o mais recente filme de George Clooney terá honras de abertura deste festival, com exibição em Lisboa. Já no Estoril, poder-se-á assistir a "Restless", trabalho de Gus Van Sant.

Paulo Branco, director do festival desde a sua primeira edição, não levantou muito o véu no que respeita a presenças esperadas, preferindo fazê-lo em vésperas da data do certame.

O Lisbon & Estoril Film Festival 2011 decorrerá entre os dias 4 e 13 de Novembro. Para saber mais sobre este festival, basta visitar a página oficial do evento:

terça-feira, setembro 20, 2011

Antevisão: DocLisboa 2011 arranca a 20 de Outubro

Com várias surpresas e muitas presenças nacionais e internacionais esperadas, o DocLisboa 2011 abre portas dia 20 de Outubro.

É com a exibição de "Crazy Horse", de Frederick Wiseman, que começa este festival, que usa como palco a capital Portuguesa, sendo as projecções espalhadas por diversas salas lisboetas: a Culturgest, o Cinema Londres, o São Jorge e ainda a Cinemateca.

Entre outros aspectos, destacamos a retrospectiva à carreira de Harun Farocki, cineasta e artista alemão cuja presença se fará sentir inclusive com uma Masterclass. Será ainda assinalado o 50º aniversário da guerra colonial, através da perspectiva dos nativos africanos que então lutavam pela independência dos seus territórios.

O DocLisboa prolongar-se-á até ao dia 30 de Outubro. Para mais informações, basta visitar o site oficial do festival:

segunda-feira, setembro 19, 2011

Notícias: Manoel de Oliveira elogiado pelo "LA Times"

É já detentor de um record do Guiness: o de realizador mais velho do mundo ainda em actividade. Agora, Manoel de Oliveira foi elogiado pelo "LA Times" pelo seu mais recente trabalho.

Segundo esta publicação americana, "O estranho caso de Angélica" mostra que o realizador, agora perto de completar 103 anos, ainda possui uma vitalidade singular, características, aliás, que marcam toda a sua obra.

O "LA Times" acrescenta ainda que Manoel de Oliveira é "a encarnação de um século de cinema".

O realizador não pretende descansar em breve e por isso encontra-se agora a preparar o novo filme, intitulado "O Gebo e a Sombra". Trata-se da adaptação de uma peça de teatro de Raúl Brandão e deverá contar novamente com Ricardo Trêpa no elenco.

domingo, setembro 18, 2011

Filmes mais vistos: semana de 8 a 14 de Setembro

O sucesso foi instantâneo para o mais recente filme de Zoe Saldana. "Colombiana" chegou ao primeiro lugar dos filmes mais vistos nas salas de cinema nacionais, tendo já conseguido somar um total de quase 40 mil espectadores.

Vejamos agora quais os filmes mais vistos ao longo da semana de 8 a 14 de Setembro!
  1. Colombiana
  2. Os Smurfs
  3. Amigos coloridos
  4. O guarda do zoo
  5. Último destino 5
  6. Capuchinho Vermelho - a nova aventura
  7. Conan, o bárbaro
  8. Noite de medo
  9. Um dia
  10. Chefes intragáveis
A lista completa dos filmes mais vistos ao longo da mencionada semana pode ser consultada no seguinte link:

sábado, setembro 17, 2011

Notícias: Snoop Dogg protagoniza filme biográfico

Mais conhecido pelo seu trabalho no universo da música rap, Snoop Dogg (cujo verdadeiro nome, por muitos desconhecido, é Calvin Broadus) vai agora protagonizar um filme biográfico cetrado na vida de Filmore Slim, um conhecido cantor e guitarrista de blues.

Aparentemente, a escolha do rapper parece supreender muitos. No entanto, existem traços comuns entre os dois músicos. Por exemplo, sabe-se que Filmore Slim tinha fortes ligações ao submundo gangster, sendo que chegou mesmo a ser conhecido como o "Padrinho da Costa Oeste".

A passagem de Snoop para a Sétima Arte está a gerar alguma curiosidade entre os cinéfilos: não é a primeira vez que um rapper procura dar o salto para o cinema - e nem sempre tal ocorre com muito sucesso.

"The legend of Filmore Slim" (assim se intitulará este projecto) entra em fase de pré-produção já em Dezembro e, em Março de 2012, deverão ter início as filmagens.

sexta-feira, setembro 16, 2011

Notícias: Começa hoje mais um Queer Lisboa

Logo Queer Lisboa
É hoje que tem início a 15ª edição do Festival de Cinema Queer Lisboa. Desta feita, a programação será subordinada ao tema da "transgressão".

Com uma forte programação americana (chegam 20 filmes dos Estados Unidos) e apenas 5 filmes de cunho nacional, o Queer abre hostilidades pelas 21h00, no já habitual espaço do Cinema São Jorge. "Uivo", de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, será a película de abertura.

São diversas as presenças com as quais contará este festival. Entre elas, teremos os actores nacionais Albano Jerónimo e Beatriz Batarda. Do estrangeiro chegam nomes como Sam Ashby (que completa o trio de jurados), Franck Finance-Madureira  e Claudia Mauti, entre outros.

O Queer Lisboa estará nas salas de cinema da Capital até ao dia 24 de Setembro.

quinta-feira, setembro 15, 2011

Filme em estreia: "Meia-noite em Paris"

Poster de «Meia-Noite em Paris»
Woody Allen regressa aos cinemas com mais uma comédia, desta feita filmada em Paris. Somando as tarefas de realizador e argumentista, Woody consegue novamente reunir um elenco cheio de nomes bem conhecidos da Sétima Arte e continua assim a sua saga por terras europeias.

Deste "Meia-noite em Paris" fazem parte Michael Sheen, Rachel McAdams, Owen Wilson, Kurt Fuller e ainda a actual Primeira-dama francesa, Carla Bruni.

Vejamos um breve resumo do argumento deste filme, seguido do respectivo trailer!

«Comédia de Woody Allen que decorre em Paris e conta a história de uma família que viaja até lá em negócios, e de um casal, prestes a casar, que durante a sua estadia vai viver um conjunto de experiências que lhes muda a vida.
É ainda a história do amor de um jovem pela cidade de Paris, e da ilusão, que quase todos partilhamos, de que a vida dos outros é sempre melhor do que a nossa. Meia-Noite em Paris é o postal de namorados de Allen à cidade da Luz, uma cidade que ele coloca, em estima, ao nível de Nova Iorque.»~
 

Estreias da semana!

São apenas três os filmes que esta semana chegam às nossas salas de cinema. Em comum, têm a proveniência americana.

Entre comédias e filmes de acção, surge ainda uma quarta sequela do original "Spy Kids".

Vejamos agora quais as estreias desta semana!

terça-feira, setembro 13, 2011

Notícias: Novo remake de "Os Miseráveis" com Russel Crowe

Diz-se que as grandes obras inspiram inúmeras interpretações. É o caso de "Os Miseráveis", uma das obras mais importantes do escritor francês Victor Hugo. Com várias adaptações cinematográficas, a obra terá direito a um novo remake.

Desta feita, o filme conta já com dois elementos de peso: Russel Crowe e também Hugh Jackman. Ambos terão a cargo a dupla de personagens principais: Hugh Jackman interpretará Jean Valjean, enquanto que a Russel Crowe caberá desempenhar o papel de inspector Jarvet.

Ainda relativamente fresca está a memória de Liam Neeson que, em 1998, interpretou Jean Valjean na mais recente adaptação da obra de Victor Hugo aos cinemas.

Este novo trabalho, cuja realização foi entregue a Tom Hooper, deverá estrear no final de 2012.

Notícias: Faleceu Andy Whitfield

Mais conhecido pela participação em "Spartacus", o actor Andy Whitfield sucumbiu no passado domingo a um linfoma, doença que lhe fora diagnosticada há cerca de 18 meses.

Andy Whitfield tinha apenas 39 anos e uma breve carreira no mundo da representação. Nascido em Inglaterra mas criado na Austrália, terra onde se fixou, o primeiro papel de destaque surgiu em 2007, no filme "Gabriel". O actor interpretava então o arcanjo Gabriel.

Seguiram-se diversos papéis em séries de televisão, até que, em 2010, surgiu o convite para integrar o elenco de "Spartacus". Andy interpretou o papel do escravo guerreiro que se notabiliza na arena. A boa forma física e a intensidade da interpretação levaram a que a série fosse prolongada por mais uma época. No entanto, Andy nunca chegou a dar continuidade ao papel que o notabilizou. Diagnosticado com um linfoma, o actor acabou por falecer 18 meses mais tarde, dia 11 de Setembro.

Andy Whitfield ficará imortalizado pelos desempenhos que deixou. A imagem do invencível guerreiro permanecerá nas memórias do cinema.

segunda-feira, setembro 12, 2011

Notícias: "Fausto" premiado com o Leão de Ouro em Veneza

Foi o cineasta russo Alexander Sokurov quem conseguiu conquistar o galardão mais cobiçado desta edição do Festival de Cinema de Veneza. O Leão de Ouro premiou o trabalho deste realizador com o filme "Fausto".

A película inspira-se na obra de Goethe, que conta a história de um estudioso que teimosamente procura ter tudo na vida. Assim, acaba por fazer um pacto com Mefistófeles, o Diabo, a quem deverá entregar a alma assim que se sentir satisfeito com o que a vida lhe deu.

Nesta 68ª edição do festival, estiveram ainda presentes filmes como "Carnage", o mais recente trabalho de Roman Polanski, "A dangerous method", de David Cronenberg, ou ainda "Dark Horse", de Todd Solondz.

Para mais informações sobre o festival e também sobre os premiados, basta visitar o site oficial do certame, em:

domingo, setembro 11, 2011

Filmes mais vistos: semana de 1 a 7 de Setembro

Os famosos estrunfes, agora conhecidos entre nós como Smurfs, continuam a fazer sucesso nas nossas salas de cinema. O filme que mistura actores de carne e osso com as simpáticas personagens pequeninas e azuis já foi visto por mais de 390 mil espectadores.

Vejamos quais os dez filmes mais vistos em Portugal ao longo da semana de 1 a 7 de Setembro:
  1. Os Smurfs
  2. Amigos coloridos
  3. O último destino 5
  4. Conan - o bárbaro
  5. Capuchinho Vermelho - a nova aventura
  6. Chefes intragáveis
  7. Cowboys e Aliens
  8. Um dia
  9. O planeta dos macacos - a origem
  10. Assim é o amor
A lista completa de filmes mais vistos ao longo da mencionada semana encontra-se disponível no seguinte link:

sábado, setembro 10, 2011

Notícias: "José e Pilar" candidato a melhor filme estrangeiro nos Oscars

Foi um dos documentários mais bem sucedidos dos últimos tempos nas salas de cinema nacionais. O trabalho de Miguel Gonçalves Mendes que versa sobre a vida de José Saramago e da mulher, Pilar del Río, candidata-se agora ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A notícia foi avançada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), afirmando esta entidade que a escolha de "José e Pilar" para candidato português ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi feita por uma comissão composta por representantes e associações do sector cinematográfico.

O documentário estreou nas salas de cinema do nosso país, bem como no Brasil e Espanha. Diversos outros locais do mundo tiveram igualmente a oportunidade de ver este trabalho, visto que "José e Pilar" marcou presença em vários festivais de cinema internacionais.

A questão que agora se levanta é a possibilidade do filme poder não ser eleito candidato ao galardão pelo facto de não ter estreado nas salas de cinema americanas até ao final de 2011.

Os candidatos às várias categorias dos Oscars 2012 serão anunciados dia 24 de Janeiro. Um mês depois, a 26 de Fevereiro, terá lugar a cerimónia de entrega dos prémios, no já tradicional Kodak Theatre de Los Angeles.

sexta-feira, setembro 09, 2011

Notícias: Barak Obama homenageia Meryl Streep

É uma das cerimónias anuais que servem para homenagear alguns dos nomes mais destacados no mundo das artes. Este ano, o Presidente norte-americano Barack Obama irá distinguir Meryl Streep na cerimónia de entrega dos Kennedy Center Honours.

A conhecida actriz é a única representante da Sétima Arte, visto que Obama homenageará igualmente Barbara Cook (cantora), Neil Diamond (cantor e compositor), Yo-Yo Ma  (violoncelista) e Sonny Rollins (saxofonista e compositor).

A cerimónia terá lugar na Kennedy Center Opera House, em Washington, e está marcada para 27 de Dezembro.

quinta-feira, setembro 08, 2011

Filme em estreia: "Colombiana"

Poster de «Colombiana»
Depois de um longo percurso por papéis de menor destaque em diversos filmes, eis que Zoe Saldana chega num papel principal ao grande ecrã. Em "Colombiana", a actriz interpreta o papel de uma mulher de armas, decidida a conseguir vingança pelo facto de ter presenciado, ainda em criança, o assassinato de ambos os pais.

No elenco deste filme juntam-se a Zoe Saldana os actores Michael Vartan, Max Martini e ainda Callum Blue, entre outros. A realização foi entregue ao alemão Olivier Megaton.

Vejamos um pouco mais acerca do argumento deste filme, seguido do respectivo trailer!

«1992. Colombia. Aos 9 anos, Cataleya testemunha o assassinato dos seus pais. Ela consegue escapar do massacre e refugia-se nos Estados Unidos com Emilio, o seu tio gangster… Quinze anos depois, ela trabalha para ele como assassina. O seu cartão de visita – uma orquídea desenhada no peito das vítimas – é uma mensagem para os assassinos dos seus pais.»
  

Estreias da semana!!

Comédia e sobretudo muito suspense e terror chegam esta semana às salas de cinema do nosso país. Entre as estreias desta semana, encontra-se ainda o drama "Cisne", de cunho nacional.

Vejamos então quais as estreia desta semana:

quarta-feira, setembro 07, 2011

Notícias: Menos espectadores nas salas de cinema

O aumento do preço dos bilhetes, a falta de dinheiro ou mesmo a pouca diversidade de oferta são algumas das inúmeras razões que podem ser apontadas como causa deste fenómeno. A verdade é que as salas de cinema em Portugal voltaram a perder espectadores.

Em dados revelados pelo Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), sabe-se que de Janeiro a Agosto deste ano, os cinemas nacionais perderam cerca de 6,7 por cento dos espectadores, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

O filme mais visto ao longo dos primeiros oito meses de 2011 foi a segunda e última parte de "Harry Potter e os Talismãs da Morte", que conseguiu cerca de 487 mil espectadores. Em relação ao cinema produzido em Portugal, o que mais conquistou os cinéfilos foi o documentário "Complexo - Universo paralelo".

Ao longo de oito meses, 477 filmes, entre curtas e longas-metragens, foram exibidos nas nossas salas de cinema. Lisboa continua a ser o distrito que conquista mais cinéfilos, sendo que Portalegre se destaca no extremo oposto da lista.

Para consultar todos os resultados deste estudo, basta consultar o site oficial do ICA, em http://www.ica-ip.pt/pagina.aspx?pagina=220 .

terça-feira, setembro 06, 2011

Notícias: Al Pacino distinguido no Festival de Cinema de Veneza

Actor sobejamente conhecido nas lides de Hollywood, Al Pacino foi agraciado com o prémio de carreira no Festival de Cinema de Veneza.

Al Pacino não se limitou, contudo, a aceitar mais esta distinção. Na qualidade de realizador, deslocou-se à famosa cidade das gôndolas com o intuito de apresentar o seu mais recente projecto. Intitulado "Wilde Salome", o filme é uma espécie de adaptação cinematográfica da peça de teatro "Salomé", da autoria de Oscar Wilde.

Al Pacino tem ainda diversos outros projectos em preparação, nomeadamente um filme bíblico intitulado "Mary mother of Christ", no qual deverá interpretar o papel de Herodes.

segunda-feira, setembro 05, 2011

Notícias: Adiado o próximo Festival de Cinema de Cannes

É um dos festivais de cinema mais mediáticos e destacados do mundo, e habitualmente é agendado para o início do mês de Maio.

No entanto, não é isto que vai acontecer na próxima edição do Festival de Cinema de Cannes. Devido à proximidade das datas originalmente pensadas com as eleições presidenciais francesas, o evento foi adiado algumas semanas, passando agora a ter lugar entre os dias 16 e 27 de Maio.

As eleições presidenciais francesas decorrerão a 22 de Abril de 2012, sendo que a segunda volta tem data marcada para 6 de Maio.

domingo, setembro 04, 2011

Filmes mais vistos: semana de 25 a 31 de Agosto

Os filmes de animação conquistaram mais uma vez o público de cinema em Portugal. Desta feita, foram os já bem conhecidos estrunfes, agora rebaptizados como "Smurfs", que conseguiram cativar mais cinéfilos, chegando ao primeiro lugar na tabela dos filmes mais vistos ao longo da semana de 25 a 31 de Agosto.

Comédias, super-heróis e ficção científica são outros destaques desta semana.

Vejamos quais os dez títulos que cativaram mais espectadores no nosso país!
  1. Os Smurfs
  2. Amigos coloridos
  3. Conan, o bárbaro
  4. Cowboys & aliens
  5. O planeta dos macacos: a origem
  6. Chefes intragáveis
  7. Animais unidos jamais serão vencidos
  8. Capitão América: o primeiro vingador
  9. Green Lantern: Lanterna Verde
  10. Carros 2
A tabela em questão pode ser consultada na totalidade no seguinte link:

sábado, setembro 03, 2011

Notícias: Douro Film Harvest 2011 começa dia 5

Douro Film HarvestÉ já neste fim de semana que arranca mais uma edição do "Douro Film Harvest". O festival de cinema que junta a tradição vinícula daquela região do País com o universo da Sétima Arte tem, desta feita, algumas surpresas e novidades.

Para começar, temos a antestreia europeia do filme "Escaping Robert Parker", do realizador norte-americano Ed Burley, que então marcará presença.

Ao longo do festival, surgirá também o tema do desporto no cinema, com presença de filmes sobre futebol e também fórmula 1. Convidados especiais como José Wilker e Cacá Diegues são outras das novidades deste ano.

Fica o filme de apresentação desta edição do "Douro Film Harvest", que decorrerá até ao dia 10 de Setembro.
 
 

sexta-feira, setembro 02, 2011

Notícias: Novo filme de Polanski apresentado em Veneza

Depois de um ano atribulado, Roman Polanski vê agora o seu mais recente trabalho estrear num dos palcos mais importantes do mundo: o Festival de Cinema de Veneza.

"Carnage" é o título deste filme, que conta no seu elenco com grandes nomes da Sétima Arte, tais como Kate Winslet, Christoph Waltz, Jodie Foster e John C. Rilley.

Trata-se de uma comédia de humor negro sobre a relação entre pais e filhos que é uma adaptação de uma peça de teatro francesa.

A exibição de "Carnage" foi um sucesso, embora tenha acontecido sem a presença do realizador. Polanski não pôde deslocar-se a Itália devido a problemas com a justiça.

quinta-feira, setembro 01, 2011

Filme em estreia: "Último destino 5"

Poster de «O Último Destino 5»
Outra saga de sucesso no que toca ao género de suspense / terror. "Último destino" chegou pela primeira vez às salas de cinema em 2000 e, mais de uma década depois, o conceito contiua a atrair espectadores.

Neste quinto episódio, temos como realizador o americano Eric Heisserer. Quanto ao elenco, que tem sido alterado de filme para filme, surgem nomes como os de Davd Koechner, Emma Bell, Tony Todd ou Nicholas D'Agosto.

Vejamos agora o resumo do argumento deste "Último destino 5", seguido do respectivo trailer!

«No quinto episódio desta saga, a Morte está tão omnipresente como sempre e a sua fúria é despoletada pela premonição de um homem que salva um grupo de colegas do trabalho de um aterrorizador acidente numa ponte suspensa. Mas este grupo de almas inocentes nunca devia ter sobrevivido e, numa assustadora corrida contra o tempo, o grupo condenado tenta descobrir uma forma de fugir à agenda sinistra da Morte. Porém, a Morte não gosta de ser enganada…»
 

Estreias da semana!!

Setembro chega logo com uma quinta-feira de estreias! Filmes de animação, terror e drama são os géneros que hoje chegam às nossas salas de cinema.

Vejamos então quais as estreias desta semana!